Programação Geral
 

# Lançamento do Livro E-SCIENCE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Ciência, tecnologia e inovação no Brasil de Valdinéia Barreto Ferreira, publicado pela EDUFBA.

CO = Comunicação Oral 

PK = Pecha Kucha (Comunicação Oral Curta) 

 

 

 

Comunicação Oral | pdf |

 

 

Sessão de Comunicação Oral - 18 de Julho

Sala Eugene Garfield

 

Sala Michel Callon

 

Sala Kate Borner

 

Sessão de Comunicação Oral - 19 de Julho

 

Sala Eugene Garfield

 

Sala Michel Callon

 

Sala Kate Borner

  

 Sessão de Comunicação Oral - 20 de Julho

 

Sala Eugene Garfield

 

Sala Michel Callon

 

Sala Kate Borner

 

     

 | inicio da página |

 

 

Pecha Kucha | pdf |

 

 

Sessão de Comunicação Oral Curta (Pecha Kucha): 18 de Julho

 Sala Eugene Garfield

 

 

Sala Michel Callon

 

Sala Kate Borner

 

 

 

Sessão de Comunicação Oral Curta (Pecha Kucha): 19 de Julho

Sala Eugene Garfield

 

 

Sala Michel Callon

 

Sala Kate Borner

 

Sessão de Comunicação Oral Curta (Pecha Kucha): 20 de Julho

Sala Eugene Garfield

 

 

Sala Michel Callon 

 

Sala Kate Borner

 

inicio da página | 

  

Workshops  | pdf |

Sobre as inscrições nos Workshops:

A inscrição nos workshops ocorrerá somente no dia 17 de julho, das 13 às 16:30h, durante o registro no Encontro. 

Cada workshop terá até 30 participantes, sendo priorizados, nesta ordem: os autores, demais inscritos no 6oEBBC e externos (não inscritos). Dependendo da demanda, o número máximo de participantes poderá ser aumentado.

Os interessados deverão procurar a secretaria do Workshop, indicar seu nome, email, telefone de contato e workshop de interesse. Ao final do dia, todos serão contatados pela equipe do 6o EBBC que os informará se foram ou não incluídos na lista de participantes dos workshops.

Os participantes inscritos no 6o EBBC que forem selecionados deverão pagar a taxa de R$ 25,00 (por workshop); para participantes externos, a taxa é de R$ 50,00 por workshop. O pagamento deverá ser realizado através de deposito bancário (há uma agência do BB no prédio onde será realizado o encontro) e o recibo de depósito/transferência deverá ser apresentado na entrada do workshop. 

Todos os participantes receberão certificado específico pela participação no/s workshop/s.

 

WORKSHOP A : DEZ EXPERIMENTOS DE COLETA DE DADOS DA PLATAFORMA LATTES USANDO SCRIPTLATTES, Dr. Jesús P. Mena-Chalco.

WORKSHOP B: EXTRAÇÃO DE DADOS ALTMÉTRICOS DAS MÍDIAS SOCIAIS, Marcelo Alves dos Santos Junior.

WORKSHOP C: PATENTES COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA: CARACTERÍSTICAS E MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO, Dra. Fabrícia Pimenta.

WORKSHOP D: VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM AS FERRAMENTAS VOSVIEWER E GEPHI, Dr. Fábio Castro Gouveia.

 

inicio da página |

 

 

WORKSHOP A : DEZ EXPERIMENTOS DE COLETA DE DADOS DA PLATAFORMA LATTES USANDO SCRIPTLATTES.

Responsável: Dr. Jesús P. Mena-Chalco, docente da UFABC.

Resumo: Diferentes instituições acadêmicas, grupos e pesquisadores no Brasil utilizam dados curriculares da Plataforma Lattes na elaboração de relatórios e prospecção da produção científica, orientações, projetos de pesquisa e de redes de coautoria. Nesse contexto, o scriptLattes, um software livre, tem sido utilizado para auxiliar a coleta automática dos dados curriculares. Neste workshop serão apresentados: (i) os detalhes por trás da concepção do scriptLattes, e (ii) dez experimentos de utilização para a prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes.

Necessário levar notebook Gephi https://gephi.org, VirtualBox hhttps://www.virtualbox.org/wiki/Downloads instalados. Excel (opcional) 


Referências:
J. P. MENA-CHALCO E R. M. CESAR-JR. scriptLattes: An open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, vol.
15, n. 4, páginas 31--39, 2009.

J. P. MENA-CHALCO E R. M. CESAR-JR. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. Capítulo do livro Bibliometria e Cientometria:
reflexões teóricas e interfaces São Carlos: Pedro & João, páginas 109-128, 2013.

E. A. HADDAD, J. P. MENA-CHALCO E O. SIDONE. Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação em Economia no
Brasil. Estudos Econômicos, vol. 47, n. 4, páginas 617--679, 2017.

 | voltar |

 

 

WORKSHOP B: EXTRAÇÃO DE DADOS ALTMÉTRICOS DAS MÍDIAS SOCIAIS
Responsável: Marcelo Alves dos Santos Junior, docente da ESPM.

Resumo: Leitura e compreensão de APIs públicas de coleta de dados. Elaboração e execução de queries. Técnicas de amostragem e de montagem de listas. Práticas de extração de dados de Facebook, Twitter e Youtube. Básico da limpeza e consolidação de dados. Operação do software de extração Facepager.

Necessário trazer notebook com o Facepager instalado: https://github.com/strohne/Facepager/releases

 

Referências:

ALVES, M. Coleta de dados em Mídias Sociais, In SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais, Uva Limão, 2016.
LOMBORG, S.; BECHMANN, A. Using APIs for data collection on social media. The Information Society, v. 30, n. 4, p. 256-265, 2014.

THELWALL, M. et al. Do altmetrics work? Twitter and ten other social web services. PloS one, v. 8, n. 5, p. e64841, 2013.

voltar |

 

 

WORKSHOP C: PATENTES COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA:
CARACTERÍSTICAS E MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO.

Responsável: Dra. Fabrícia Pimenta, pesquisadora do CDTS, Fiocruz 

Resumo: O acelerado avanço das pesquisas científicas tem produzido uma intensa quantidade de dados, por vezes, não acessados eficientemente pela comunidade científica. Nesse contexto, a patente se apresenta como uma excepcional fonte de informação científica e tecnológica, por trazer a informação mais recente sobre o estado da arte, e ainda disponibilizar informações de caráter legal e comercial.
Apesar de todo potencial, seu uso tem sido ignorado pela maioria dos pesquisadores e docentes. O presente workshop busca trazer conhecimentos básicos para a compreensão desta tipologia documental com suas peculiaridades e idiossincrasias. E ainda, oferecer dados sobre os sistemas de patenteamento, nacional e estrangeiros, para que o usuário, pesquisador ou profissional da informação, possa assimilar e utilizar as diferentes bases de dados, de acesso público ou comerciais, de abrangência nacional ou mundiais, compreendendo suas limitações de uso e coberturas. E, para tal, serão apresentados exemplos de estudos de viabilidade patentária, de monitoramento tecnológico e de prospecção tecnológica, em bases tais como do INPI, EPO, USPTO e WIPO e outras bases comerciais. Assim, ao compreender a importância e o potencial dessa tipologia documental, o usuário poderá delinear a melhor estratégia para recuperação de dados em bases de patentes.

Necessário levar notebook.

 

Referências: 

European Patent Office. Guidelines for Examination. Disponível em: https://www.epo.org/law-practice/legal-texts/html/guidelines/e/b.htm.

DELGADO, B. M. G. et al. Información de patentes: impacto en el acceso a los medicamentos. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 26, n. 1, p. 3-
19, 2015. Disponível em: http://www.acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/723/450

PIMENTA, F. P. A patente como fonte de informação (des)necessária para a Biotecnologia em Saúde. Transinformação, vol.29, n.3, pp.323-332. 2017. Disponível
em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000300009.

SIMMONS, E. S. ‘‘Black sheep” in the patent family. World Patent Information, v. 31, n. 1, p.11-18, 2009. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S017221900800104X.

World Intellectual Property Organization. PCT International Search and Preliminary Examination Guidelines. Disponível em: http://www.wipo.int/export/sites/www/pct/en/texts/pdf/ispe.pdf

voltar |

 

 

 

WORKSHOP D: VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM AS FERRAMENTAS VOSVIEWER E GEPHI
Responsável:
Dr. Fábio Castro Gouveia, da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Resumo: Neste workshop falaremos sobre os recursos e diferentes formas de usar duas ferramentas de visualização de dados gratuitas. O VOSviewer, desenvolvido pela Universidade de Leiden e voltado especificamente para estudos bibliométricos, e o Gephi, uma ferramenta genérica para geração de grafos com diversos layouts e plugins disponíveis. Recomenda-se que os participantes venham com ambos os softwares instalados e que tenham uma amostra de dados para experimentar no dia, além da amostra didática que será oferecida.

Necessário levar notebook com VOSviewer www.vosviewer.com e Gephi https://gephi.org instalados.

 

Referências:
VAN ECK, N.J., & WALTMAN, L. (2007). VOS: a new method for visualizing similarities between objects. In H.-J. Lenz, & R. Decker (Eds.), Advances in Data
Analysis: Proceedings of the 30th Annual Conference of the German Classification Society (pp. 299-306).[preprint disponível em: http://hdl.handle.net/1765/7654]


BASTIAN M., HEYMANN S., JACOMY M. (2009). Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. International AAAI Conference on Weblogs and
Social Media. [Disponível em: http://www.aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/09/paper/view/154]

 

voltar workshop|

 

Forum Doutoral

Orientações gerais
As apresentações serão realizadas ao longo do dia 17 de julho e contarão com a presença dos doutorandos, da banca e do público.
Cada doutorando/a terá até 20 minutos para apresentar o trabalho oralmente e mais 40 minutos, no máximo, para discuti-lo com a banca.
Recomenda-se que as apresentações sejam feitas em formato ppt (ou similar), as quais deverão ser encaminhadas, até o dia 15 de julho, para o email
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

com cópia para o email do presidente da banca, Dr. Fábio Gouveia, 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Ordem de apresentação:

10 às 11h: Carlos Alexandre Oliveira
Projeto: Genealogia acadêmica: um estudo da origem, evolução e disseminação da
Ciência da Informação brasileira.

11 às 12h: Andreia Cristina Galina
Projeto: Impressão 3D: estado da arte e o impacto na ciência

14 às 15h: Felipe Ferreira Barros Carneiro
Projeto: Sob o “Fio da Navalha”: Perfis das Ciências praticadas na Educação Física
Brasileira.

15 às 16h: Marcos César Chaves da Fonseca
Projeto: Avaliação da produtividade da ciência e tecnologia pelas politicas de fomento
à educação científica do CNPq

Banca: Dr. Fábio Gouveia (Fiocruz), Dra Vania Lisboa da Silveira Guedes (UFRJ),
Dr. Jesus Mena-Chalco (UFABC), Dr. Rogério Mugnaini (USP)

inicio da página |