Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos poderão ser submetidos em português ou espanhol, no formato “DOC” na modalidade Resumo expandido, Pecha Kucha ou Iniciação Científica, dentro das temáticas relativas aos Estudos Métricos da Informação, como: Bases e Fontes de Dados; Produtividade e Colaboração Científica; Métodos Bibliométricos e de Citação, Mapas e Redes na Ciência; Acesso Aberto, Ciência Aberta e Dados Abertos; Técnicas, Ferramentas e Infraestruturas; Altmetria e Webometria; Ciência, Tecnologia e Inovação; Diversidade e Inclusão na Ciência.
  • Os trabalhos poderão ser teóricos ou empíricos, qualitativos ou quantitativos, mas devem ser aderentes às temáticas do evento.
  • Os trabalhos só serão avaliados pelos pareceristas se cumprirem a formatação exigida e a aderência temática. A avaliação será “duplo cego”.
  • Somente serão aceitos trabalhos que cumprirem as normas e prazos. Não serão permitidas substituições de trabalhos.
  • A comissão científica julgará os trabalhos por sua qualidade. A aderência à temática do evento poderá ser utilizada, considerando o tempo disponível no Encontro.
  • Para a apresentação do trabalho, é necessário o pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores. O número máximo de trabalhos por autor/inscrição são 3 (três).
  • A apresentação dos trabalhos no 9º EBBC será apenas de modo presencial. A não apresentação implica no cancelamento da emissão dos certificados dos trabalhos e a suspensão da publicação nos anais.
  • As Comunicações Orais e Pecha Kucha aprovadas dão o direito à publicação nos Anais do Encontro. Os trabalhos de iniciação científica poderão ser selecionados pela Comissão Científica e Editorial.
  • Será fornecido um certificado em formato digital de apresentação por cada trabalho aceito, incluindo todos os autores. O certificado será enviado para o e-mail do autor que submeteu o arquivo no sistema.

Diretrizes para Autores

MODALIDADES DE TRABALHO

Entenda em qual modalidade seu trabalho se enquadra:

  1. RESUMO EXPANDIDO
    Nesta categoria serão aceitos trabalhos em andamento (“short communication”) ou finalizados, a serem apresentados oralmente. Não serão aceitas propostas de trabalhos já publicados, seja em veículos nacionais ou estrangeiros. Trabalhos, em que sejam detectados trechos transcritos na íntegra de própria autoria ou de outros autores sem a devida referência, poderão ser excluídos integralmente do processo de avaliação ou publicação, a qualquer momento da produção, mesmo que já tenham sido aprovados por pareceristas.

    Os trabalhos submetidos para resumos expandidos devem ser formatados de acordo com o “Modelo A”, com, no máximo, 7 (sete) páginas, já incluídas as referências.

    Os trabalhos não aceitos para resumos expandidos poderão ser indicados, a critério dos pareceristas e da Comissão Científica, para apresentação em formato Pecha Kucha.


  2. PECHA KUCHA
    Para esta categoria, serão aceitos trabalhos em andamento, submetidos em formato de resumo estruturado de acordo com o “Modelo B”, com, no máximo, 4 (quatro) páginas, já incluídas as referências. Os trabalhos serão apresentados oralmente, com um tempo menor do que o destinado aos resumos expandidos.


  3. INICIAÇÃO CIENTÍFICA
    Para esta categoria, serão aceitos trabalhos finalizados de Iniciação científica (ex. PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação (TCC) de graduação. Estes devem ser submetidos em formato de resumo estruturado de acordo com o “Modelo B”, com, no máximo, 4 (quatro) páginas, já incluídas as referências. Os trabalhos de Iniciação Científica devem devem ser apresentados pelos autores principais (alunos de graduação ou recém formado em curso de graduação). Estes não poderão ser apresentados pelos orientadores, pois essa modalidade tem a intenção proporcionar experiências à iniciantes e formar novos pesquisadores.


  4. FÓRUM DOUTORAL
    Para esta categoria, poderão participar estudantes de Doutorado matriculados em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação ou áreas afins, cursando a partir do 2º ano do curso e que, preferencialmente, não tenham apresentado a qualificação, até a data do 9º EBBC.
    Para a inscrição, os doutorandos deverão preparar os seguintes documentos:

    (a) carta de anuência do/a orientador/a, informando que a participação do/a aluno/a no Fórum será levada à coordenação do PPG, com fins de formalização da atividade no histórico;
    (b) histórico escolar atualizado;
    (c) proposta de pesquisa em andamento seguindo o “Modelo D” (com justificativa)

    Os candidatos deverão encaminhar a documentação via sistema (OJS) como documento suplementar.
    Até seis doutorandos participarão do Fórum Doutoral, que será realizado nos dias 23 e 26 de julho de 2024.
    Para a participação do Fórum Doutoral é obrigatória a inscrição no 9º EBBC.
    Recomenda-se que as apresentações sejam feitas em formato ppt (ou similar).

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