Explorando as línguas na internacionalização da educação superior em revistas latinosamericanas e africanas
diversidade linguística ou consolidação do monolinguismo?
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.224Palavras-chave:
Internacionalização da educação superior, Produção do conhecimento, Diversidade linguística, MonolinguismoResumo
A escolha da língua de publicação assume relevância estratégica no processo de internacionalização da educação superior, impactando a visibilidade e a colaboração entre pesquisadores. Avaliar a influência das escolhas de línguas e colaborações em coautoria na internacionalização e nas produções locais no campo da educação. Estudo de natureza quantitativa, realizado a partir da análise do idioma de publicação e das colaborações em coautoria de 208 artigos publicados entre 2018 e 2022 em revistas latinoamericanas e africanas indexadas na rede SciELO na área de educação. 128 artigos foram publicados em inglês, indicando uma mudança publicação em um idioma não local. A preferência pelo inglês não se traduziu em maior colaboração com autores anglo-falantes, sugerindo uma tendência ao monolinguismo em inglês. O estudo destaca a necessidade de equilibrar o reconhecimento internacional com a relevância local e diversidade linguística, promovendo parcerias sul-sul para uma internacionalização mais inclusiva.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Les Editions de Minuit, 1980. 500 p. CURADO, Carla et al. A fuzzy-set analysis of hard and soft sciences publication performance. Journal of Business Research, United States, v. 69, n. 11, p. 5348-5353, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j. jbusres.2016.04.136. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S014829631630340X. Acesso em: 20 jan. 2024.
DADOS, Nour; CONNELL, Raewyn. The Global South. Contexts, California, v. 11, p. 12-13, fev. 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1536504212436479. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/ full/10.1177/1536504212436479. Acesso em: 28 maio 2024.
DE SWAAN, Abram. Words of the world: the global language system. Cambridge: Polity, 2001. 272 p. FINARDI, Kyria Rebeca. English in the South. Londrina: EDUEL, 2019. 314 p.
FINARDI, Kyria Rebeca; FRANÇA, Claudio; GUIMARÃES, Felipe Furtado. Ecology of knowledges and languages in Latin American academic production. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 116, p. 764-787, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003538. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/JnwqwhDwVNGgWvhQSdQWHSR. Acesso em: 27 maio 2024.
GUZMÁN-VALENZUELA, Carolina et al. The knowledge production in the social sciences and in the arts and humanities in Latin America. Higher Education, [S. l.] p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/ s10734-022-00853-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-022-00853-5. Acesso em: 15 jan. 2024.
KNIGHT, Jane. Internacionalização da Educação Superior: conceitos, tendências, e desafios. 2 ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Internacionalizacao%20 da%20educ%20superior%20-%20JANE%20KNIGHT%20-%20e-book.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.
LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Education Policy Analysis Archives, Arizona, v. 26, p. 87-87, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3026. Disponível em: https://epaa. asu.edu/index.php/epaa/article/view/3026. Acesso em: 18 jan. 2024.
NAVARRO, Federico et al. Rethinking English as a lingua franca in scientific-academic contexts: a position statement. Journal of English for Research Publication Purposes, Amsterdam, v. 3, n. 1, p. 143-153, 2022. DOI: https://doi.org/10.1075/jerpp.21012.nav. Disponível em: https://www.jbe-platform. com/content/journals/10.1075/jerpp.21012.nav. Acesso em: 20 jan. 2024.
OLIVEIRA, Thaiane. As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, p. 191- 215, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3520. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ fY6npwPvcTjd4ZRCWfsykyF. Acesso em: 15 jan. 2024.
SANCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação do bibliotecário em uma internacionalização da educação superior com enfoque solidário e sustentável. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANCIB, 2019. Disponível em: https:// conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/503. Acesso em: 19 jan. 2024.
TEFERRA, Damtew; SIRAT, Morshidi; BENEITONE, Pablo. The Imperatives of academic collaboration in Africa, Asia and Latin America. International Journal of African Higher Education, South Africa, v. 9, n. 3, p. 13-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.6017/ijahe.v9i3.16035. Disponível em: https://ejournals. bc.edu/index.php/ijahe/article/view/16035. Acesso em: 18 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.