Transformação digital e inovação em bibliotecas universitárias
uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.232Palavras-chave:
Transformação digital, Inovação, Bibliotecas universitárias, Estudo bibliométricoResumo
Os processos de transformação digital e inovação em bibliotecas universitárias enfrentam uma série de desafios que podem variar conforme as características específicas de cada instituição. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é mapear a produção científica relacionada à transformação digital e inovação em bibliotecas universitárias, explorando o volume anual de publicações, o total de citações e as palavras-chave mais frequentes. Foi realizado um estudo bibliométrico na base de dados Scopus com estudos incluídos até 2023. Os resultados apontam que, nos documentos mais citados, a constante inovação é essencial para bibliotecas acadêmicas se ajustarem e prosperarem em cenário altamente mutável.
Referências
BOSCH, Eileen K. et al. The Resource Team Model: an innovative mentoring program for academic librarians. New Review of Academic Librarianship, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 57-74, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13614530903584305. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ abs/10.1080/13614530903584305. Acesso em: 15 abr. 2024.
BUCHINGER, Diego; CAVALCANTI, Gustavo Andriolli de Siqueira; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 108-120, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3452. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/3452. Acesso em: 15 abr. 2024.
CARVALHO, Eliane Batista de; BRITO, Jorgivania Lopes; VIEIRA, David Vernon. Práticas inovadoras e tendências em bibliotecas universitárias: uma análise das bibliotecas da Universidade Tecnológica de Nanyang - Cingapura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1786. Acesso em: 15 abr. 2024.
HUANG, Lieyu et al. Bibliometric analysis of trends and issues in traditional medicine for stroke research: 2004-2018. BMC Complementary Medicine and Therapies, [S. l.], v. 20, article number 39, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12906-020-2832-x. Disponível em: https://bmccomplementmedtherapies.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12906-020-2832-x. Acesso em: 15 abr. 2024.
ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Effect of knowledge management on service innovation in academic libraries. IFLA Journal, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 266-281, 2017. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/351. Acesso em: 15 abr. 2024.
ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Knowledge management for service innovation in academic libraries: a qualitative study. Library Management, [S. l.], v. 36, n. 1/2, p. 40- 57, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-08-2014-0098. Disponível em: https://www.emerald.com/ insight/content/doi/10.1108/LM-08-2014-0098/full/html. Acesso em: 15 abr. 2024.
JANTZ, Ronald C. Innovation in academic libraries: an analysis of university librarians’ perspectives. Library & Information Science Research, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 3-12, Jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lisr.2011.07.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S074081881100096X?via%3Dihub. Acesso em: 15 abr. 2024.
LUND, Brady D. et al. Perceptions toward artificial intelligence among academic library employees and alignment with the diffusion of innovations’ adopter categories. College & Research Libraries, [S. l.], v. 81, n. 5, July 2020. DOI: https://doi.org/10.5860/crl.81.5.865. Disponível em: https://crl.acrl.org/index. php/crl/article/view/24516. Acesso em: 15 abr. 2024.
PAULA, Rejane Sales de Lima; SILVA, Elaine da; WOIDA, Luana Maia. A inovação nas bibliotecas universitárias em tempo de pandemia da Região Norte do Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, e020032, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/ rdbci.v18i00.8661184. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/ view/8661184. Acesso em: 15 abr. 2024.
SANTANNA-FILHO, João Ferreira de et al. Aprendizagem de redes: uma análise bibliométrica. Revista Espacios, [S. l.], v. 36, n. 12, 2015. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/ a15v36n12/15361211.html. Acesso em: 15 abr. 2024.
SCHOPFEL, Joachim; ROCHE, Julien; HUBERT, Gilles. Co-working and innovation: new concepts for academic libraries and learning centres. New Library World, [S. l.], v. 116, n. 1/2, p. 67-78, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/NLW-06-2014-0072. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/ doi/10.1108/NLW-06-2014-0072/full/html. Acesso em: 15 abr. 2024.
SCUPOLA, Ada; NICOLAJSEN, Hanne Westh. Service innovation in academic libraries: is there a place for the customers? Library Management, [S. l.], v. 31, n. 4/5, p. 304-318, 2010. DOI: https:// doi.org/10.1108/01435121011046362. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/ doi/10.1108/01435121011046362/full/html. Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVEIRA, Murilo Mauro; VIANNA, William Barbosa; CÂNDIDO, Ana Clara. Fundamentos conceituais para abordagens de gestão da inovação em bibliotecas. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, [S. l.], n. 68, p. 69-81, 2017. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2017.359. Disponível em: https://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/359. Acesso em: 15 abr. 2024.
SWEILEH, Waleed M. Research trends and scientific analysis of publications on burnout and compassion fatigue among healthcare providers. Journal of Occupational Medicine and Toxicology, [S. l.], v. 15, article number 23, 13 July 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12995-020-00274-z. Disponível em: https://occup-med.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12995-020-00274-z. Acesso em: 15 abr. 2024.
TEMIZ, Serdar; SALELKAR, Lakshmi Pradip. Innovation during crisis: exploring reaction of Swedish university libraries to COVID-19. Digital Library Perspectives, [S. l.], v. 36, n. 4, 2020. DOI: https:// doi.org/10.1108/DLP-05-2020-0029. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/ doi/10.1108/DLP-05-2020-0029/full/html. Acesso em: 15 abr. 2024.
XU, Hong. The impact of automation on job requirements and qualifications for catalogers and reference librarians in academic libraries. Library Resources & Technical Services, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 9-31, Jan. 1996. DOI: https://doi.org/10.5860/lrts.40n1.9. Disponível em: https://journals.ala.org/index. php/lrts/article/view/5096. Acesso em: 15 abr. 2024.
YEH, Shea-Tinn; WALTER, Zhiping. Determinants of service innovation in academic libraries through the lens of disruptive innovation. College & Research Libraries, [S. l.], v. 77, n. 6, p. 795-804, Nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.5860/crl.77.6.795. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/ view/16557. Acesso em: 15 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.