Estrutura intelectual e proximidades teóricas entre disciplinas relacionadas aos Estudos Métricos da Informação
uma análise a partir dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.237Palavras-chave:
Acoplamento bibliográfico, Biblioteconomia, Cocitação, Estudos Métricos da InformaçãoResumo
Analisa a estrutura intelectual e proximidades teóricas de disciplinas referentes aos Estudos Métricos da Informação a partir do acoplamento bibliográfico e a cocitação entre as referências dos planos de ensino dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Foram identificados 22 planos de ensino de 17 instituições e 213 autores distintos referenciados nestes planos. Dentre as instituições, somente duas não se acoplaram entre si e entre os autores, 38 estão presentes em pelo menos dois planos, em que, Fonseca, Hayashi, M., Hayashi, C., Mugnaini e Leta são os autores mais influentes no corpus analisado.
Referências
CASTANHA, R. G. The Coupler: uma nova ferramenta bibliométrica para análises relacionais de citação, acoplamento bibliográfico e cocitação. RDBCI, v. 20, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/ rdbci.v20i00.8671208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/ view/8671208. Acesso em: 26 fev. 2024.
CURTY, R. G.; DELBIANCO, N. R. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli, v. 25, n., 2020 jan./dez., p. 01-21. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index. php/eb/article/view/74593. Acesso em: 01 jan. 2024.
GRÁCIO, M. C. C. Análises relacionais de citação para a identificação de domínios científicos: uma aplicação no campo dos Estudos Métricos da Informação no Brasil. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
KESSLER, M. M. Bibliographic coupling between scientific papers. American Documentation, v. 14, n. 1, p. 10–25, 1963. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.5090140103. Disponível em: https://onlinelibrary. wiley.com/doi/10.1002/asi.5090140103. Acesso em: 12 jan. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal de Dados Abertos. Cursos de Graduação do Brasil. 2024. Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/images/conteudo/Ind-ensino-superior/2022//PDA_Dados_Cursos_Graduacao_Brasil.csv. Acesso em: 05 jan. 2024.
NASCIMENTO, R. P. do; VOGEL, M. J. M. Identificação da presença do ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil: uma análise na graduação em Biblioteconomia. Informação & Informação, v. 27, n. 3, p. 317–338. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p317. Disponível em: https:// ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47259. Acesso em: 15 jan. 2024.
SMALL, H. Co‐citation in the scientific literature: A new measure of the relationship between two documents. Journal of the American Society for information Science, v. 24, n. 4, p. 265-269, 1973. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.4630240406. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/ abs/10.1002/asi.4630240406. Acesso em: 15 jan. 2024.
WHITE, H. D.; GRIFFITH, B. C. Author cocitation: A literature measure of intellectual structure. Journal of the American Society for information Science, v. 32, n. 3, p. 163-171, 1981. DOI: https://doi. org/10.1002/asi.4630320302. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ asi.4630320302. Acesso em: 16 jan. 2024.
ZHAO, D.; STROTMANN, A. Evolution of research activities and intellectual influences in information science 1996–2005: Introducing author bibliographic-coupling analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 13, p. 2070-2086, 2008. DOI: https://doi. org/10.1002/asi.20910. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.20910. Acesso em: 20 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.