Métricas de mídias sociais e indicadores de desempenho de periódicos no Facebook

análise da coleção SciELO Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.254

Palavras-chave:

Métricas de midias sociais, Indicadores-chave de desempenho, Periódicos, Facebook

Resumo

As mídias sociais têm ganhado centralidade na divulgação de revistas científicas e oferecem uma oportunidade única de alcançar um público mais amplo e diverso. O estudo exploratório analisa a presença, atuação e o desempenho de 122 periódicos da coleção SciELO Brasil no Facebook nos últimos cinco anos e descreve seus indicadores-chave de desempenho por meio do da ferramenta Fanpage Karma. A visibilidade total atingida foi de 406.341 fãs, dando uma média de 3.330 seguidores. A influência, considerada pela taxa de crescimento do número de seguidores indicou média de 6,25%, sendo identificado uma média de 0,82% de interações por revista e um índice de engajamento de 0,029%. Com baixos resultados nas métricas anteriores, a reputação, indicador-chave de desempenho de performance das páginas, foi de apenas 2,2%. Embora mídias sociais como o Facebook auxiliem na atuação relacional e podem promover o aumento da exposição das revistas de forma mais interativa e mais engajada, permanece o desafio para os periódicos alcançarem tais resultados.

Biografia do Autor

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências Júlio Mesquita Filho. Mestre em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências Júlio Mesquita Filho. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carolina Tanigushi, Scientific Electronic Library Online (SciELO)

 Jr Visual Programmer at SciELO, an Open Science program and online open access journals library based in São Paulo, Brazil.

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Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Altmetria e Webometria