Métricas de mídias sociais e indicadores de desempenho de periódicos no Facebook
análise da coleção SciELO Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.254Palavras-chave:
Métricas de midias sociais, Indicadores-chave de desempenho, Periódicos, FacebookResumo
As mídias sociais têm ganhado centralidade na divulgação de revistas científicas e oferecem uma oportunidade única de alcançar um público mais amplo e diverso. O estudo exploratório analisa a presença, atuação e o desempenho de 122 periódicos da coleção SciELO Brasil no Facebook nos últimos cinco anos e descreve seus indicadores-chave de desempenho por meio do da ferramenta Fanpage Karma. A visibilidade total atingida foi de 406.341 fãs, dando uma média de 3.330 seguidores. A influência, considerada pela taxa de crescimento do número de seguidores indicou média de 6,25%, sendo identificado uma média de 0,82% de interações por revista e um índice de engajamento de 0,029%. Com baixos resultados nas métricas anteriores, a reputação, indicador-chave de desempenho de performance das páginas, foi de apenas 2,2%. Embora mídias sociais como o Facebook auxiliem na atuação relacional e podem promover o aumento da exposição das revistas de forma mais interativa e mais engajada, permanece o desafio para os periódicos alcançarem tais resultados.
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