Análise de Redes Sociais da Campanha #StopHateForProfit
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.256Palavras-chave:
Stop Hate For Profit, Facebook, Discurso de ódio, Análise de Redes Sociais, GephiResumo
Este estudo examina a campanha #StopHateForProfit contra o discurso de ódio no Facebook lançado em 2020, usando Análise de Redes Sociais (ARS) e processamento de linguagem natural em dados do Twitter. Destacando seu sucesso internacional e crescente interesse público, o estudo oferece informações sobre participantes, estruturas de rede e dinâmica informativa. A campanha teve uma alta atividade nos primeiros 40 dias da campanha, refletida no total de 25.480 tweets. Isso sugere um envolvimento considerável da comunidade nesse período inicial.Apesar da alta atividade, a comunidade participante manteve uma consistência nas emissões de tweets e retweets. O crescimento das cifras está associado a eventos-chave, como a mensagem unificada lançada em 24 de julho, resultando em 3.617 tweets. Isso destaca a influência de eventos específicos no aumento da atividade da campanha. As menções mais frequentes na campanha #StopHateForProfit , como ‘Facebook’, ‘boycott’ e ‘Zuckerberg’ revelam uma preocupação primordial com críticas à plataforma e seu CEO. A recorrência de termos relacionados à publicidade, como ‘advertising’ e ‘ads’, sugere um foco direto nas questões publicitárias, revelando a estratégia de pressionar por meio de um boicote publicitário.
Referências
DEMŠAR, J., CURK, T., ERJAVEC, A., GORUP, Č., HOČEVAR, T., MILUTINOVIČ, M., ... & ZUPAN, B. Orange: data mining toolbox in Python. Journal of machine Learning research, 14(1), 2349-2353, 2013. https://www.jmlr.org/papers/volume14/demsar13a/demsar13a.pdf
FREEMAN, L. C. . Centrality in social networks conceptual clarification. Social Networks, 1(3), 215-239, 1978. https://www.bebr.ufl.edu/sites/default/files/Centrality%20in%20Social%20Networks.pdf
GOUVEIA, F. C.. Introdução ao Gephi. Em: FIALHO, J. Redes sociales: ¿Cómo compreendê-las? Uma introdução à análise de redes sociais. Edições Sílabo, 2020.
GU, L., KROPOTOV, V., YAROCHKIN, F. (2017). The fake news machine: How propagandists abuse the internet and manipulate the public. Trendslab. https://bit.ly/3NoYsya
LI, Y.,SHANG, Y., YANG, Y. Clustering coefficients of large networks. Information Sciences, v. 382, 350-358, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ins.2016.12.027
NEWMAN, M. Networks: An Introduction. Oxford University Press, Oxford, 2010.
SCOTT, J. What is social network analysis?. Bloomsbury Academic, 2012.
SERRAT, O. Social network analysis. Knowledge solutions: Tools, methods, and approaches to drive organizational performance, p. 39-43, 2017. https://doi.org/10.1007/978-981-10-0983-9_9
WASSERMAN, S.; FAUST, K. . Social network analysis: Methods and applications. Cambridge University Press, 1994. https://doi.org/10.1017/CBO9780511815478
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.