Panorama da produção intelectual indígena na Amazônia

um diálogo com as políticas públicas e ações afirmativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.281

Palavras-chave:

Intelectuais indígenas, Políticas educacionais, Produção nortista

Resumo

Examina os possíveis impactos das ações afirmativas para educação indígena na geração do conhecimento científico por pesquisadores de povos originários da região Norte brasileira. Objetiva compreender os mecanismos implícitos à cronologia da geração do conhecimento científico por pesquisadores indígenas oriundos da região Norte brasileira. Constitui um estudo bibliométrico, com 168 alunos da pós-graduação. A extração dos dados das produções científicas foram retirados da Plataforma Lattes, submetidos ao software VOSviewer para criação de grafos que mostra a temporalidade das publicações. Conclui que as ações afirmativas, enquanto política pública, podem ter influenciado na produção dos intelectuais indígenas nortistas.

Biografia do Autor

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984); Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995); Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Pos-Doutora em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, pela Universidade de Federal do Rio de Janeiro (2020). Atua no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia; Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com trinta e quatro anos de docência superior e gestão universitária, atuando como diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM por quatro anos; Coordenadora de implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do Centro de Biotecnologia da Amazônia, onde atuou por dez anos. Coordenadora do Comitê Técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, gestão da informação e do conhecimento.

Kelly Rahana Macedo Santana, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrante do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA).

Raquel Santos Maciel, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2012. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), especialização em Gestão de Arquivos Empresariais (2010) e Gestão de Bibliotecas Escolares (2012), ambas pela Universidade Federal do Amazonas e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Atuou como Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) (2010-2012), campus do município de Presidente Figueiredo/AM. Atualmente exerce o cargo de diretora da Divisão de Seleção e Aquisição do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB/UFAM).

Simone Santos de Freitas, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela Unyleya (2020). Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, ponto focal Universidade Federal do Amazonas (2023). É integrante do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Atualmente é bibliotecária na rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas.

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Biblioteconomia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora Associada do Curso de Biblioteconomia na modalidade presencial e EaD da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Vitor Conrado Melo Rabelo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrante do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA).

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Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Diversidade e Inclusão na Ciência