Produção científica sobre ChatGPT na Plataforma Lattes

reflexões com estudos pioneiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.292

Palavras-chave:

ChatGPT, Multidisciplinaridade na ciência, Cientometria, Plataforma Lattes

Resumo

Identifica as grandes áreas e áreas dos pesquisadores doutores com produção científica sobre ChatGPT registrada na Plataforma Lattes, analisando o alcance da multidisciplinaridade na temática. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, com uso da Cientometria. Evidencia-se uma expressiva diversidade de grandes áreas e áreas nos 620 pesquisadores doutores analisados, com destaque para Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciência da Computação e Educação, respectivamente. Conclui que o ChatGPT se tornou um campo de estudo promissor, não só pelas possibilidades de aplicações, mas também pelos desafios éticos e legais decorrentes do seu uso.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Fábio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Referências

DWIVEDI, Yogesh K. et al. “So what if ChatGPT wrote it?” Multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational AI for research, practice and policy. International Journal of Information Management, [S. l.], v. 71, p. 1-63, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2023.102642. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0268401223000233?via%3Dihub. Acesso em: 29 jan. 2024.

KUNG, Tiffany. H. et al. Performance of ChatGPT on USMLE: Potential for AI-assisted medical education using large language models. PLOS Digital Health, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1-12, 2023. DOI: https:// doi.org/10.1371/journal.pdig.0000198. Disponível em: https://journals.plos.org/digitalhealth/arti-cle?id=10.1371/journal.pdig.0000198. Acesso em: 28 jan. 2024.

MENA-CHALCO, Jesús Pascual; CESAR JUNIOR, Roberto Marcondes. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, [S. l.], v. 15, p. 31-39, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03194511. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ jbcos/a/DNqND3wQHrTHkCNWQbKx6pt/?lang=en. Acesso em: 05 fev. 2024.

VAN DIS, Eva A. M. et al. ChatGPT: five priorities for research. Nature, [S. l.], v. 614, n. 7947, p. 224-226, 2023. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-023-00288-7. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-023-00288-7. Acesso em: 28 jan. 2024.

VASWANI, Ashish et al. Attention is all you need. In: ADVANCES IN NEURAL INFORMATION PROCESSING SYSTEMS 30, 31., 2017, Long Beach. Proceedings [...]. Long Beach: NeurIPS, 2017. Disponível em: https://papers.nips.cc/paper_files/paper/2017. Acesso em: 29 jan. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Pecha Kucha - Produtividade e Colaboração Científica