Presença feminina na ciência amazonense

fluxos de informação, produção de conhecimentos e ações no cenário amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.293

Palavras-chave:

Estudo de gênero, Feminismo, Produção científica, Mulheres na ciência

Resumo

Busca-se conhecer a participação das mulheres como pesquisadoras nas instituições públicas de ensino, pesquisa e na área da saúde do Estado do Amazonas, a partir de um olhar para seus fluxos de informação e produção do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, adotando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e estudos métricos da informação para mensurar a produção científica e tecnológica. Os resultados apontam o crescimento da produção científica e grande participação das mulheres em eventos científicos, embora se evidencie sua menor participação como atores centrais em redes de coautoria.

Biografia do Autor

Danielly Oliveira Inomata , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM). Professora permanente, do PPGIC/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM), pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC) e do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia; Gestão da informação, Gestão do Conhecimento, Fluxos de Informação em ambientes de inovação (Parque Tecnológico, Incubadora e startup); Análise, produção, compartilhamento, métricas e consumo de conhecimentos: Mulheres na Ciência regional, Fenômenos informacionais (desinformação, fakenews, pós-verdade) no contexto ambiental.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente orientadora do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA. Atuou como membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012). É membro da Comissão de Educação à Distância da ABECIN. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inteligência competitiva, biblioteconomia, gestão da informação e do conhecimento, planejamento estratégico e competências profissionais.

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT (2019). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2011). Especialista em Monitoramento e Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007). É professora adjunta do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC da Universidade Federal do Amazonas - UFAM desde 2010 e coordenadora pro tempore do curso de Biblioteconomia na modalidade EAD desde 2021. É pesquisadora membro do grupo Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia. Possui interesse nas áreas de comunicação científica; produção científica e tecnológica; ferramentas eletrônicas de informação; estudos métricos da informação, estudo do fluxo informacional por meio das etapas de coleta, tratamento, armazenamento, distribuição, disseminação e uso da informação.

Tatiane Batani Sampaio , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela Faculdade Unyleya. Ex-membro do projeto "Biblioquê?", podcast com o objetivo de disseminação sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação. Foi bolsista CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com projeto sobre Mulheres na Ciência. Atualmente presta serviços de informação e documentação na Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Amazônia (UN-AM) da Petrobras. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA).

Yasmin Martins Gomes , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil (2023)

Débora da Silva Rocha , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Universidade Federal do Amazonas, com o projeto intitulado "Mulheres na Ciência da vida: análise bibliométrica da produção científica das pesquisadoras da Fiocruz e do Hospital de Medicina Tropical". Foi voluntária no projeto "nem todo herói usa capa, alguns leem livros" da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Atualmente é Bibliotecária assistente no Instituto Leônidas Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e é integrante do grupo de pesquisa GICA (Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia).

Kamilla Pereira Silva , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Técnica em Biblioteconomia (IFAM), Bibliotecária (UFAM), Especialista em Marketing Digital (Metropolitana).

Elionilde Rodrigues de França, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Realizei três pesquisas: 1 envolvendo: história-arte, semiótica e biblioteconomia; 2 pesquisa: Mulheres na Ciência e análise bibliométrica; 3 Mobilidade Urbana, Segurança do Trabalho e Modais Terrestres. Fui Diretora de Eventos e cultura do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM - 2020 a 2021) e Diretora de projeto da aspirante Empresa Junior de Biblioteconomia (2020). Fui estagiária na Universidade do Estado do Amazonas, onde trabalhei com atendimento aos usuários, organização de acervo, processamento técnico, oficina de normalização ABNT. Trabalhei como Bibliotecária na Fundação Matias Machline, onde realizei atividades de: processamento técnico, serviço de referência, elaboração de projetos e outras atividades pertinentes ao cargo. Atualmente sou Bibliotecária com prestação de serviços em Formatação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos e pesquisadora do grupo de pesquisa Gestão da informação e do Conhecimento da Amazônia - GICA.Formada em Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM (2019). Fiz parte da comissão organizadora da 28 Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho no IFAM.

Referências

BOLZANI, Vanderlan da Silva. Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas?. Ciência e Cultura, [S. l.], v. 69, n. 4, p. 56-59, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602017000400017. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v69n4/v69n4a17.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

ESTÉBANEZ, María Elina. As mulheres na ciência regional: diagnóstico e estratégias para a igualdade. Traduzido por: Sabine Righetti, ComCiência, São Paulo, out. 2003. Disponível em: http://www. comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/mulheres/10.shtml. Acesso em: 23 abr. 2024.

LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contraste e um perfil de sucesso. Estud. av., São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284, Dec. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/ S0103-40142003000300016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2024.

SCHIEBINGER, Londa. Mais mulheres na ciência: questões de conhecimento. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, supl. p. 269-281, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/ S0104-59702008000500015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000500015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 1 mar. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Diversidade e Inclusão na Ciência