A caracterização dos usuários dos periódicos da Ciência da Informação no Twitter (x)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.309

Palavras-chave:

Seguidores, Periódicos da Ciência da Informação, Altmetria, Mídias Sociais, Twitter (X)

Resumo

Esta pesquisa objetiva categorizar os usuários de periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Twitter (X), dada a relevância desta plataforma como fonte de informação científica nos canais sociais. Analisaram-se os periódicos que atendiam os critérios: perfil ativo no Twitter (X); estar indexado na BRAPCI e classificado no Qualis periódico da Capes (2013-2016). São eles: Acervo, AtoZ e Ciência da Informação em Revista. Utilizaram-se os dados dos usuários com maior interação com as postagens das revistas, classificando-os a partir das suas biografias. Identificou-se que a maioria dos perfis é do meio científico e se classificam como “Pós-graduando(a)”.

Biografia do Autor

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Doutora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista 

 

 

Referências

CURTY, R. G.; DELBIANCO, N. R. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-21, 2020. DOI: http://dx.doi. org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/ view/74593. Acesso em: 20 fev. 2024.

DELBIANCO, N. R. A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: http://hdl.handle. net/11449/235088. Acesso em: 20 fev. 2024.

DÍAZ-FAES, A. A.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Towards a second generation of ‘social media metrics’: Characterizing Twitter communities of attention around science. PLOS ONE, San Francisco, v. 14, n. 5, p. 1-18, May 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216408. Disponível em: https://journals. plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216408. Acesso em: 31 mar. 2024.

FERREIRA, M. R.; MONGEON, P.; COSTAS, R. Large-Scale Comparison of Authorship, Citations, and Tweets of Web of Science Authors. Journal of Altmetrics, New York, v. 4, n. 1, p. 1-11, Jan. 2021. DOI: http://doi.org/10.29024/joa.38. Disponível em: https://www.journalofaltmetrics.org/articles/10.29024/ joa.38. Acesso em: 25 fev. 2024.

GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Bélgica: Course handouts, 2003.

GRÁCIO, M. C. C.; DELBIANCO. N. R.; ROSAS, F. S.; PERIANES-RODRÍGUEZ, A. Co-follower metric on academic-social media ResearchGate: similarities between Derek de Solla Price Memorial Medal winners. Scientometrics, Amsterdam, v. 128, n. 10, p. 5545-5569, Aug. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04793-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-023-04793-4. Acesso em: 31 mar. 2024.

HAUSTEIN, S. Scholarly twitter metrics. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Springer handbook of science and technology indicators. Springer: Cham, 2018. p. 729-760. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1806.02201. Acesso em: 25 fev. 2024.

HAUSTEIN, S.; COSTAS, R. Identifying Twitter audiences: who is tweeting about scientific papers? [S. l.], 7 nov. 2015. 14 slides, Presentation at METRICS2015 ASIS&T SIG/MET Workshop. Disponível em: https://pt.slideshare.net/StefanieHaustein/identifying-twitter-audiences-who-is-tweeting-about-scientific-papers. Acesso em: 25 fev. 2024.

MACEDO, T. M. Métricas de marketing digital e sua aplicação na gestão das ações de marketing das organizações: estudo de casos múltiplos. 2014. 119 f. Dissertação (Dissertação em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/101499. Acesso em: 28 fev. 2024.

MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUÑA-MALEA, E.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. Author-level metrics in the new academic profile platforms: The online behaviour of the Bibliometrics community. Journal of informetrics, Amsterdam, v. 12, n. 2, p. 494-509, May 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.04.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717302316. Acesso em: 1 abr. 2024.

NICHOLAS, D.; CLARK, D.; HERMAN, E. ResearchGate: reputation uncovered. Learned Publishing, Royston, v. 29, n. 3, p. 173-182, June 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/leap.1035. Disponível: https:// onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/leap.1035. Acesso em: 31 mar. 2024.

ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: ALMetrics (Author Level Metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, Léon, v. 25, n. 3, p. 485-496, maio/jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2016.may.18. Acesso em: 28 fev. 2024.

SOUZA, I. V. P.; ALMEIDA, C. H. M. Introdução à Altmetria: métricas alternativas da comunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 14., 2013, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: ANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/search/authors/view?firstName=Iara&middleName=&lastName=Vidal%20Pereira%20de%20Souza&affiliation=&country=. Acesso em: 20 fev. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Altmetria e Webometria