A caracterização dos usuários dos periódicos da Ciência da Informação no Twitter (x)
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.309Palavras-chave:
Seguidores, Periódicos da Ciência da Informação, Altmetria, Mídias Sociais, Twitter (X)Resumo
Esta pesquisa objetiva categorizar os usuários de periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Twitter (X), dada a relevância desta plataforma como fonte de informação científica nos canais sociais. Analisaram-se os periódicos que atendiam os critérios: perfil ativo no Twitter (X); estar indexado na BRAPCI e classificado no Qualis periódico da Capes (2013-2016). São eles: Acervo, AtoZ e Ciência da Informação em Revista. Utilizaram-se os dados dos usuários com maior interação com as postagens das revistas, classificando-os a partir das suas biografias. Identificou-se que a maioria dos perfis é do meio científico e se classificam como “Pós-graduando(a)”.
Referências
CURTY, R. G.; DELBIANCO, N. R. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-21, 2020. DOI: http://dx.doi. org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/ view/74593. Acesso em: 20 fev. 2024.
DELBIANCO, N. R. A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: http://hdl.handle. net/11449/235088. Acesso em: 20 fev. 2024.
DÍAZ-FAES, A. A.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Towards a second generation of ‘social media metrics’: Characterizing Twitter communities of attention around science. PLOS ONE, San Francisco, v. 14, n. 5, p. 1-18, May 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216408. Disponível em: https://journals. plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216408. Acesso em: 31 mar. 2024.
FERREIRA, M. R.; MONGEON, P.; COSTAS, R. Large-Scale Comparison of Authorship, Citations, and Tweets of Web of Science Authors. Journal of Altmetrics, New York, v. 4, n. 1, p. 1-11, Jan. 2021. DOI: http://doi.org/10.29024/joa.38. Disponível em: https://www.journalofaltmetrics.org/articles/10.29024/ joa.38. Acesso em: 25 fev. 2024.
GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Bélgica: Course handouts, 2003.
GRÁCIO, M. C. C.; DELBIANCO. N. R.; ROSAS, F. S.; PERIANES-RODRÍGUEZ, A. Co-follower metric on academic-social media ResearchGate: similarities between Derek de Solla Price Memorial Medal winners. Scientometrics, Amsterdam, v. 128, n. 10, p. 5545-5569, Aug. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04793-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-023-04793-4. Acesso em: 31 mar. 2024.
HAUSTEIN, S. Scholarly twitter metrics. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.). Springer handbook of science and technology indicators. Springer: Cham, 2018. p. 729-760. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1806.02201. Acesso em: 25 fev. 2024.
HAUSTEIN, S.; COSTAS, R. Identifying Twitter audiences: who is tweeting about scientific papers? [S. l.], 7 nov. 2015. 14 slides, Presentation at METRICS2015 ASIS&T SIG/MET Workshop. Disponível em: https://pt.slideshare.net/StefanieHaustein/identifying-twitter-audiences-who-is-tweeting-about-scientific-papers. Acesso em: 25 fev. 2024.
MACEDO, T. M. Métricas de marketing digital e sua aplicação na gestão das ações de marketing das organizações: estudo de casos múltiplos. 2014. 119 f. Dissertação (Dissertação em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/101499. Acesso em: 28 fev. 2024.
MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUÑA-MALEA, E.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. Author-level metrics in the new academic profile platforms: The online behaviour of the Bibliometrics community. Journal of informetrics, Amsterdam, v. 12, n. 2, p. 494-509, May 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.04.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717302316. Acesso em: 1 abr. 2024.
NICHOLAS, D.; CLARK, D.; HERMAN, E. ResearchGate: reputation uncovered. Learned Publishing, Royston, v. 29, n. 3, p. 173-182, June 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/leap.1035. Disponível: https:// onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/leap.1035. Acesso em: 31 mar. 2024.
ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: ALMetrics (Author Level Metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, Léon, v. 25, n. 3, p. 485-496, maio/jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2016.may.18. Acesso em: 28 fev. 2024.
SOUZA, I. V. P.; ALMEIDA, C. H. M. Introdução à Altmetria: métricas alternativas da comunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 14., 2013, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: ANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/search/authors/view?firstName=Iara&middleName=&lastName=Vidal%20Pereira%20de%20Souza&affiliation=&country=. Acesso em: 20 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.