Desigualdade de gênero entre as(os) pesquisadoras(es) bolsistas em produtividade do CNPq
uma análise na área de Ciências Sociais Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.328Palavras-chave:
Mulheres na ciência, Pesquisadoras/es Bolsistas de Produtividade do CNPq (PQs), Desigualdade de gênero, CNPq, Ciências Sociais AplicadasResumo
Este estudo aborda a desigualdade de gênero entre pesquisadoras/es bolsistas em produtividade do CNPq na área de Ciências Sociais Aplicadas. Considerando a importância dessas bolsas na estruturação de hierarquias acadêmicas, refletindo o reconhecimento da comunidade de pares, a análise da sua distribuição entre homens e mulheres é crucial para compreender as desigualdades de gênero no campo. Foi possível analisar como essas desigualdades se refletem na distribuição de mulheres pelos níveis de bolsas produtividade, a dificuldade das mulheres de acesso aos níveis superiores dessas bolsas, bem como os reflexos dessa desigualdade na proporção de sua produção científica e respectivas citações.
Referências
BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; SILVA, Luciana Mourão Cerqueira e. Desenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gênero. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 68-83, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267. ARBP2019v71i2p.68-83. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200006. Acesso em: 21 abr. 2024.
BOTALLO, Ana. Mulheres são apenas 36% de bolsistas de produtividade do CNPq há 20 anos. Folha de S.Paulo, 3 jan. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2023/12/mulheres-sao- -apenas-35-de-bolsistas-de-produtividade-do-cnpq-ha-20-anos.shtml. Acesso em: 3 fev. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Resultado do Programa de Apoio à Pesquisa - PQ. Brasília, 2024. Disponível em: http://plsql1.cnpq.br/divulg/RESULTADO_PQ_102003. Acesso em: 5 fev.2024.
FRICKER, Miranda. Injustiça epistêmica: o poder e a ética do conhecimento. São Paulo: Edusp, 2023.
GAETE QUEZADA, Ricardo. Acceso de las mujeres a los cargos directivos: universidades con techo de cristal. Revista CS, [S. l.], n. 24, p. 67-90, 2018. DOI: https://doi.org/10.18046/recs.i24.2431. Disponível em: https://www.icesi.edu.co/revistas/index.php/revista_cs/article/view/2431. Acesso em: 21 abr. 2024.
G1. CNPq usa gravidez como justificativa para reprovar professora da UFABC em edital de pesquisa. São Paulo, 27 dez. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/27/ cnpq-usa-gravidez-como-justificativa-para-reprovar-professora-da-ufabc-em-edital-de-pesquisa.ghtml. Acesso em: 3 fev. 2024.
MOSS-RACUSIN, Corinne A. et al. Science faculty’s subtle gender biases favor male students. Proceedings of the National Academy of Sciences, [S. l.], v. 109, n. 41, p. 16474-16479, 2012. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1211286109. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/ pnas.1211286109. Acesso em: 3 fev. 2024.
SIEGHART, Mary Ann. The authority gap: why women are still taken less seriously than men, and what we can do about it. Westminster: Penguin Random House UK, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.