A pesquisa científica mencionada em documentos político-institucionais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.331

Palavras-chave:

Altmetria, Comunicação científica, Documentos político-institucionais

Resumo

As menções de pesquisas em documentos potítico-institucionais podem ser consideradas um bom indício de impacto social. O trabalho objetiva investigar a pesquisa científica mencionada nesses documentos buscando identificar as instituições responsáveis, bem como apresentar uma breve análise desses estudos. Entre os resultados, 9 instituições brasileiras foram identificadas como responsáveis por documentos que mencionaram pesquisas científicas. O artigo científico foi o tipo de publicação mais utilizado e pesquisas das Ciências Médicas e de Saúde foram as mais mencionadas nos documentos. Ademais, a plataforma Altmetric apresentou inconsistências conceituais e de cobertura no rastreamento de pesquisas mencionadas em documentos político-institucionais.

Biografia do Autor

Patricia Pedri, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Permanente na qualidade de Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid. Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo, Especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa, especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Presidiu a Comissão Editorial responsável pela criação da Editora da Universidade Federal, da qual foi a primeira diretora. Idealizou, projetou, implantou o coordenou a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci).

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pesquisador Visitante no Centre for Science and Technology Studies (CWTS), Leiden University, Netherlands. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Altmetria e Webometria