Visibilidade, impacto e relevância

um estudo comparativo de conceitos em artigos de bibliometria e altmetria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.335

Palavras-chave:

Visibilidade, Impacto, Relevância, Bibliometria, Altmetria

Resumo

 Os termos “visibilidade”, “impacto” e “relevância” fazem parte da prática dos Estudos Métricos da Informação, e estão relacionados entre si. Assim, o trabalho objetiva analisar quais são as relações estabelecidas entre os estudos de bibliometria e altmetria que mencionam visibilidade, impacto e relevância. Foram coletadas pesquisas na BRAPCI que continham as variáveis “altmetria” e “bibliometria” no resumo. Para a análise, utilizou-se o software Iramuteq, que dividiu os textos em cinco classes, considerando suas semelhanças temáticas. Identificou-se que as três palavras estão próximas em um contexto que aborda tecnologia, sociedade, comunicação, estando a visibilidade mais próxima à palavra impacto do que à relevância.

Referências

IMPACTO. In: PRIBERAM Dicionário. [S. l.]: Priberam, c2023. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/impacto. Acesso em: 20 jan. 2024.

MASUM, Hassan; ZHANG, Yi-Cheng. Manifesto for the reputation society. First Monday, v. 9, n. 7, 2004. DOI: https://doi.org/10.5210/fm.v9i7.1158. Disponível em: https://firstmonday.org/ojs/index. php/fm/article/view/1158. Acesso em: 28 fev. 2024.

OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de. Estudos métricos da informação no Brasil: indicadores de produção, colaboração, impacto e visibilidade. Marília, SP: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018.

OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 99-113, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/ view/33044. Acesso em: 25 fev. 2024.

SANTOS, Francielle Franco dos. A presença on-line dos pesquisadores brasileiros da área de Estudos Métricos da Informação: uma perspectiva a partir das métricas em nível de autor. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/252741. Acesso em: 28 fev. 2024.

VISIBILIDADE. In: PRIBERAM Dicionário. [S. l.]: Priberam, c2023. Disponível em: https://dicionario. priberam.org/visibilidade. Acesso em: 20 jan. 2024.

WANG, Dashun; BARABÁSI, Albert Làszló. The Science of science. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108610834. Disponível em: https://www.cambridge.org/ core/books/science-of-science/572A745A6F97B55A263F5E86225E3F70. Acesso em: 25 jan. 2024.

WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Teoria da relevância. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 5, p. 221-268, 2005. Edição Especial. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com. br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/287/301. Acesso em: 25 jan. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica