Comunidades quilombolas

produção científica e temas emergentes indexados na SciELO (1996-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.340

Palavras-chave:

Produção Cientifica , Bibliometria , Cientometria, SciELO, comunidades Quilombolas

Resumo

Avalia a produção científica sobre Comunidades Quilombolas por meio dos indicadores bibliométricos e cientométricos: número de artigos e coocorrência de palavras-chave. A coleta de dados deu-se na Scientific Electronic Library Online-SciELO e corresponde ao período de 1996 a 2023. Ferramentas utilizadas: VOSviewer, Excel e Ferramentas bibliométricas da BRAPCI. Identificou um total de 487 artigos, sendo que os primeiros registros localizados são datados de 2022. Constatou crescimento expressivo no número de artigos a partir de 2012. Os temas mais pesquisados evidenciaram as demandas específicas desse grupo ético como educação e políticas públicas em saúde e para aspectos relacionados à: identidade, território, reconhecimento (cultura e terra) e racismo.

Biografia do Autor

Lidiane Vilhena Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará

Anderson do Rosario Borralho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 2017 - 2022 Mestrando em Sociologia e Antropologia (PPGSA/ UFPA) 2022- 2024.Coordenador de comunicação social da Associação dos Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará ( ADQ-UFPA), Responsável pela comunicação interna da associação e na elaboração de posts para as mídias sociais e cobertura fotográfica de eventos. 2018 - 2022.Um dos organizadores do projeto "Quilombo Literário Jacarequara" que desenvolve atividades juntos aos alunos do que prestam o (PSE). 2019 - 2023.Profissional comunicativo, determinado em desenvolver o seu melhor. Possui facilidades para trabalhar em grupo, buscando sempre alcançar os objetivos propostos. Particular interesse nas áreas de criação, produção de conteúdos para as mídias digitais, fotografia e audiovisual.Bolsista Pibex- Projeto de pesquisa COMPARTILHA: DELIBERAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS" (UFPA), (UFMG) | Março 2018 - Janeiro 2020, Responsável por organizar parte logística do projeto, junto com outros bolsistas. Desenvolve atividades de decupagem de áudios, produção de certificados, posts para eventos e outras atividades afins.Bolsista no projeto (A ARTE DE SER CRIANÇA COM HELIANA BARRIGA - ESCRITORA INFANTIL ), (2021)

Fabio Castro Gouveia, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

ábio Castro Gouveia é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil cedido para exercer a Função comissionada executiva de Chefe da Divisão de Acompanhamento Institucional - DINST do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT. Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Métricas (Scimetrics) é também pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais (https://fiocruz.tghn.org/zikanetwork/). Gouveia é Biólogo, possui mestrado em Microbiologia e Imunologia e doutorado em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências). Ele fez um pós-doutorado curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) através do edital de bolsas de 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme para professores e pesquisadores jovens de universidades latino-americanas. Em 2020, Gouveia e Elaine Rabello foram os vencedores do Altmetric Research Award for Promising Altmetrics Research. Além disso, ele é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em convênio com o IBICT/UFRJ e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz. Gouveia desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais. 

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É graduada em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense-FAPA (2009) e Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2019). Possui mestrado e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciência da Informação (Biblioteconomia), atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Comunitárias, Projetos de fomento ao livro e à leitura, Avaliação Institucional, Avaliação de Políticas Públicas em CTI e indicadores bibliométricos e cientométricos. Faz parte da equipe do Diretório Leopoldo de Meis-DLDM: sistema de apoio à avaliação institucional da pós-graduação brasileira. Possui registro como Bibliotecária no Conselho Regional de Biblioteconomia no RS: CRB-10/2692. Atualmente, compõe o quadro de docente permanente no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Faculdade de Biblioteconomia), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/UFPA). Coordena o MensureLab (Laboratório de Estudos Métricos da Informação e de Avaliação de Políticas Públicas em CTI).

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Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Diversidade e Inclusão na Ciência