Orcid como fonte de dados para análise da carreira acadêmica no brasil
oportunidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.360Palavras-chave:
ORCID, Dados secundários, Carreira Acadêmica, Censo da Educação Superior, BrasilResumo
A mobilidade na carreira acadêmica tem sido explorada usando uma diversidade de bases de dados secundários, tais como currículos, bases de publicações e, mais recentemente, a base ORCID (Open Researcher and Contributor ID). O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da base de dados ORCID para analisar aspectos relacionados à carreira acadêmica no Brasil, incluindo a mobilidade entre instituições. Para isso, foram extraídos e organizados todos os registros de autores afiliados a instituições no Brasil. Buscou-se explorar a distribuição dos perfis da carreira docente em termos geográficos e por tipos de instituição, comparando-se com dados do Censo da Educação Superior.
Referências
AMAN, V. A new bibliometric approach to measure knowledge transfer of internationally mobile scientists. Scientometrics, [S. l.], v. 117, n. 1, p. 227–247, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-018- 2864-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-018-2864-x. Acesso em: 25 mar. 2024.
CAÑIBANO, C. et al. Measuring and assessing researcher mobility from CV analysis: the case of the Ramón y Cajal programme in Spain. Research Evaluation, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 17-31, 2008. DOI: https://doi.org/10.3152/095820208X292797. Disponível em: https://academic.oup.com/rev/article-abstract/17/1/17/1529038?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 25 mar.2024.
COSTAS, R. et al. Could ORCID play a key role in meta-research? discussing new analytical possibilities to study the dynamics of science and scientists. SocArXiv, [S. l.], preprint, 2022. Disponível em: https:// osf.io/preprints/socarxiv/sjck6. Acesso em: 25 mar.2024.
GOMEZ, C. J. et al. Moving more, but closer: Mapping the growing regionalization of global scientific mobility using ORCID. J. Informetrics, [S. l.], v. 14, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2020.101044. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S1751157719304389?via%3Dihub. Acesso em: 25 mar. 2024.
MIRANDA-GONZÁLEZ, A. et al. Scholarly migration within Mexico: analyzing internal migration among researchers using Scopus longitudinal bibliometric data. EPJ Data Science, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.1140/epjds/s13688-020-00252-9. Disponível em em: https://epjdatascience.springeropen.com/articles/10.1140/epjds/s13688-020-00252-9. Acesso em: 25 mar. 2024.
REIS, J. E. D. et al. Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientific production indexed in the Web of Science. Transinformação, [S. l.], v. 33, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061. Disponível em: https://www. scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/?lang=en. Acesso em: mar. 2024.
SCHWARTZMAN, S. et al. Por uma tipologia do ensino superior brasileiro: teste de conceito. Estudos Avançados, [S. l.], v.35, n.101, p.153-86, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103- 4014.2021.35101.011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/D7bZJtnnXyjCPQ3g9T8CzpK/?lang=pt. Acesso em 25 mar. 2024.
YAN, E. et al. Analyzing academic mobility of US professors based on ORCID data and the Carnegie Classification. Quantitative Science Studies, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 1451-1467, 2020. DOI: https://doi. org/10.1162/qss_a_00088. Disponível em: https://direct.mit.edu/qss/article/1/4/1451/96122/Analyzing- -academic-mobility-of-U-S-professors. Acesso em: 24 mar. 2024.
YOUTIE, J. et al. Tracking researchers and their outputs: new insights from ORCIDs. Scientometrics, [S. l.], v. 113, p. 437-453, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2473-0. Disponível em: https:// link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2473-0. Acesso em: 24 mar. 2024.
ZHANG, L. et al. Continued collaboration shortens the transition period of scientists who move to another institution. Scientometrics, [S. l.], v. 128, n. 3, p. 1765–1784, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/ s11192-022-04617-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-022-04617-x. Acesso em: 25 mar. 2024.
ZHAO, Z. et al. Does the mobility of scientists disrupt their collaboration stability? Journal of Information Science, [S. l.], v. 48, n. 2, p. 199–209, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/0165551520948744. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0165551520948744. Acesso em: 24 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.