A orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria dupla

uma análise em periódicos brasileiros da Ciência da Informação (2019-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.362

Palavras-chave:

Genealogia acadêmica, coautoria, orientação

Resumo

A colaboração científica representa uma marcante característica da organização contemporânea da atividade científica, sendo a orientação um tipo especial de colaboração científica, em que há a contribuição especializada do orientador para que o orientando adquira habilidades e amplie seus conhecimentos. Assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar a presença da relação de orientação acadêmica nos artigos em coautoria do campo da CI no Brasil. Para tanto, analisa, no período de 2019 a 2022, os artigos científicos de um conjunto de periódicos brasileiros da Ciência da Informação. Identifica as coautorias estão presentes, em média, em 75% da produção científica na CI brasileira, sendo as autorias duplas correspondentes a 44,8% dos artigos. A média de 71,7% dos artigos de publicados por duplas representam relações genealógicas, (entre orientador e orientando), sendo o orientando o primeiro autor em mais de 89% dos casos. Conclui-se que a CI tende a construir pesquisas colaborativas, com equipes, geralmente formada por duplas ou trios, oriundas de relações entre orientadores e orientandos.

Biografia do Autor

Camila Lopes, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Carla Mara Hilário, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UNESP Marília.

Referências

BEAVER, Donald deB; ROSEN, R. Studies in scientific collaboration: part I: the professional origins of scientific co-authorship. Scientometrics, v. 1, p. 65-84, 1978. DOI: https://doi.org/10.1007/ BF02016840. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02016840. Acesso em: 20 maio 2024.

BOGADO, Andréa Cristina; ROSAS, Fábio Sampaio; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Coautoria institucional na produção científica brasileira sobre hanseníase: uma análise a partir da base de dados Web of Science. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 28-47, 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2371. Disponível em: https://www. reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2371. Acesso em: 03 fev. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Le capital social: notes provisoires. Actes de la recherche en Sciences Sociales, v. 1, p. 2-3, 1980.

BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 2, n. 2/3, p. 88-104, 1976.

BURROWS, Suzetta; MOORE, Mary. Trends in authorship order in biomedical research publications. Journal of Electronic Resources in Medical Libraries, v. 8, n. 2, p. 155-168, 2011.

HENRY, Stuart. On the ethics of collaborative authorship: the challenge of authorship order and the risk of textploitation. Western Criminology Review, Bethesda, v. 14, n. 1, p. 84-87, 2013. Disponível em: https://www.westerncriminology.org/documents/WCR/v14n1/Henry.pdf. Acesso em 10 fev. 2024.

HILÁRIO, Carla Mara. A ordem dos autores como um indicador de produtividade relativa em coautorias: uma aplicação no Journal of Informetrics. 2020. 155 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.

HILARIO, Carla Mara; CASTANHA, Rafael Gutierres; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. A influência da genealogia acadêmica na colaboração científica: um estudo no campo da matemática no Brasil. Revista Guillermo de Ockham, Cali, v. 15, n. 2, p. 133-141, 2017. DOI: https://doi. org/10.21500/22563202.3053. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-192X2017001200133&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 fev. 2024.

HILÁRIO, Carla Mara; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Scientific collaboration in brazilian research: a comparative study in the information science, mathematics and dentistry fields. Scientometrics, v. 113, n. 2, p. 929–950, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2498-4. Disponível em: https:// link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2498-4. Acesso em: 20 maio 2024.

KATZ, J. Sylvan; MARTIN, Ben R. What is research collaboration? Research Policy, Falmer, v. 26, n. 1, p. 1-18, 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(96)00917-1. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733396009171?via%3Dihub. Acesso em: 15 fev. 2024.

MARUŠIĆ, Ana; BŎSNJAK, Lana; JEROŇCIĆ, Ana. A systematic review of research on the meaning, ethics and practices of authorship across scholarly disciplines. PLoS ONE, v. 6, n. 9, 2011. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0023477. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0023477. Acesso em: 20 maio 2024.

OLIVEIRA, Carolina Gomes; CASTANHA, Rafael Gutierres; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Coautoria dupla nos artigos do campo da ciência da informação: análise dos periódicos brasileiros Qualis A1 e A2 (2013-2017). In: MACHADO, Raymundo das Neves.; RODRIGUES, Kátia de Oliveira; BARROS, Susane (org.). Diálogos sobre Bibliometria e Cientometria. Salvador: UFBA, 2021. v. 1, p. 91-108.

PONOMARIOV, Branco; BOARDMAN, Craig. What is co-authorship? Scientometrics, v. 109, 2016, p. 1939-1963. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-016-2127-7. Disponível em: https://link.springer.com/ article/10.1007/s11192-016-2127-7. Acesso em: 20 maio 2024.

VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 42-55, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23632. Acesso em: 03 fev. 2024.

VILAN FILHO, Jayme Leiro; SOUZA, Held Barbosa; MUELLER, Suzana. Artigos de periódicos científicos da áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2-17, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg. br/index.php/pci/article/view/22362. Acesso em 15 fev. 2024.

YANG, Siluo; WOLFRAM, Dietmar; WANG, Feifei. The relationship between the author byline and contribution lists: a comparison of three general medical journals. Scientometrics, v. 111, n. 3, p. 1273-1296, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-016-2239-0. Disponível em: https://link.springer.com/ article/10.1007/s11192-016-2239-0. Acesso em: 20 maio 2024.

YOUTIE, Jan; BORZEMAN, Barry. Social dynamics of research collaboration: norms, practices, and ethical issues in determining co-authorship rights. Scientometrics, v. 101, p. 953-962, 2014. DOI: https:// doi.org/10.1007/s11192-014-1391-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192- 014-1391-7. Acesso em: 20 maio 2024.

ZIMAN, John. Conhecimento Público. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica