As relações entre a biblioteca escolar e a gamificação

uma análise de domínio na Base de dados Dimensions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.371

Palavras-chave:

gamificação, biblioteca escolar, Análise de Domínio, Bibliometria, Mapas de ciência

Resumo

 Objetiva mapear o domínio ‘biblioteca escolar e gamificação’ na base de dados Dimensions. Como meio para realizar a análise de domínio, foram utilizados indicadores bibliométricos (de produção, co-autoria e coocorrência de palavras), assim como o software VOSviewer para visualização de redes e métricas. Foram recuperados 401 documentos publicados entre 2012 e 2023. Conclui-se que o domínio está em fase de desenvolvimento, com quantidade ainda escasa de publicações. As relações entre a biblioteca escolar e a gamificação são tangenciais, estabelecidas fundamentalmente pela aplicação da gamificação ao ensino.

Biografia do Autor

Mayara Shelley Pascoal Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, UFRN. Bacharel em Biblioteconomia

Nancy Sánchez-Tarragó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Documentación e Información Científica. Mestre em Ciencia de la información y Bibliotecologia. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Produtividade e Colaboração Científica