Base de dados em direito

proposta de uma base de dados de publicações em acesso aberto para o domínio do Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.389

Palavras-chave:

Fonte de informação, Comunicação científica, Bases de dados, Periódico científico, Direito

Resumo

A criação de bases de dados temáticas desempenham importante papel no avanço do conhecimento e da ciência aberta. Esta pesquisa objetiva apresentar a descrição técnica para a criação da Base de Dados em Direito. A construção da base encontra-se na etapa de prova de conceito, com testes de coleta e processamento de metadados em um estudo exploratório. A base está na fase de refinamento da estrutura de dados para recuperação e produção de indicadores, bem como o desenvolvimento da sua política de informação. A primeira versão da base será disponibilizada para consultas até o final de 2024 e proporcionará intensificar os estudos de comunicação científica da área do Direito brasileiro, com dados de produção e coautoria, objetivando subsidiar estudos com informação de qualidade.

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Paula Carina de Araújo is a professor at the Information Science and Management Department of the Universidade Federal do Paraná in Brazil, Associate Editor for the Directory of Open Accesses Journals and Editor in Chief for the journal AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. Paula holds a Ph.D. in Information Science from the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. She was a Consultant to the Brazilian Antarctic Program (PROANTAR) for the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization and for the Ministry of Science, Technology and Innovation in Brazil.

Patrick Fernandes Rezende Ribeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Teoria e História Literária, na área de Teoria e Crítica Literária, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Metodologia de Ensino de Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) e em Processos Inovadores de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica pela Faculdade da Indústria. Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Aluno do curso de Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador em treinamento como voluntário no grupo de pesquisa: Metodologias para a Gestão da Informação, e no grupo de pesquisa: InfoJus Informação, Direito e Sociedade. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto: Ciência e Gestão da Informação Científica no contexto da Ciência Aberta, e, anteriormente, no projeto: Análise da Produção Científica Docente dos Programas de Pós-graduação em Direito do Sul do Brasil. Tem experiência na área da educação com ênfase em: Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Ensino, Metodologia e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Pesquisa, Gestão e indicadores educacionais.

Gustavo Gabriel Ripka, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante do curso Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (2023). Bolsista PIBITI/CNPq do projeto de pesquisa Gestão da Informação Científica no contexto da Ciência Aberta (2023). Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Paraná (2018).

Referências

AGUADO-LÓPEZ, Eduardo; ROGEL-SALAZAR, Rosario; BECERRIL-GARCÍA, Arianna. Limites e potencialidades da avaliação científica: crítica epistemológica à cobertura de bases de dados e à construção de indicadores. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças (Orgs.). Acessibilidade e visibilidade de revista científica. São Paulo, SP: Editora Senac São Paulo, 2010. Disponível em: https://bibbase.org/network/publication/aguadolpez-rogelsalazar-becerrilgarca-limitesepotencialidadesdaavaliaocientficacrticaepistemolgicacoberturadebasesdedadoseconstruodeindicadores-2010. Acesso em: 20 maio 2024.

APPEL, André Luiz. Dimensões tecnopolíticas e econômicas da comunicação científica em transformação. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola da Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1024. Acesso em: 4 nov. 2021.

BASEVI, Teresa Helena da Rocha. O uso do software livre no STJ: experiência na implantação da BDJur. Cadernos de Informação Jurídica (Cajur), v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.cajur.com.br/ index.php/cajur/article/view/158. Acesso em: 7 mar. 2024.

BUFREM, Leilah Santiago et al. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ DHV9RQMtPKMrRRrdDMzMVvh/?lang=pt. Acesso em: 7 mar. 2024.

GARFIELD, Eugene. Quantitative analysis of the scientific literature and its implications for science policymaking in Latin America and the Caribbean. Bulletin of the Pan American Health Organization, v. 29, n. 1, p. 87–95, 1995. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/26904. Acesso em 7 fev. 2024.

PACKER, Abel L. et al. (org). SciELO – 15 Anos de Acesso Aberto: um estudo analítico sobre Acesso Aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014, 188 p. ISBN 978-923701-237-6. DOI: http://dx. doi.org/10.7476/9789237012376. Disponível em: https://www.scielo15.org/livro-scielo-15. Acesso em: 7 mar. 2023.

PACKER, Abel L.; COP, Nicholas; SANTOS, Solange. A Rede SciELO em perspectiva. In: PACKER, Abel L. et al. (org). SciELO – 15 Anos de Acesso Aberto: um estudo analítico sobre Acesso Aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014, 188 p. ISBN 978-923701-237-6. DOI: http://dx.doi. org/10.7476/9789237012376. Disponível em: https://www.scielo15.org/livro-scielo-15. Acesso em: 7 mar. 2023.

ROSSONI, Luciano; ROSA, Rodrigo Assunção. Reducing the inequality of citations based on local indexers: the Brazilian Spell (Scientific Periodicals Electronic Library) Case [preprint]. Preprints.org, 2023. DOI: https://doi.org/10.20944/preprints202311.0755.v1. Disponível em: https://www.preprints. org/manuscript/202311.0755/v1. Acesso em: 7 mar. 2024.

SANTIN, Dirce Maria; CAREGNATO, Sônia Elisa. Índices de citação nacionais e regionais: importância, experiências e perspectivas para a América Latina. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. Disponível em: https:// lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/183984/001075906.pdf?sequence=1. Acesso em: 7 fev. 2024.

UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. Paris: UNESCO, 2022. DOI: https://doi. org/10.54677/XFFX3334. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 5 fev. 2024.

VIEIRA, José Ronaldo. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça – BDJur: análises e perspectivas. Cadernos de Informação Jurídica (Cajur), v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.cajur.com.br/index.php/cajur/article/view/109. Acesso em: 7 mar. 2023.

VIEIRA, José Ronaldo; LIMA, Arlan Morais de; NERI, Vandeilson Soares. Biblioteca Digital do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): relato de experiência. Cadernos de Informação Jurídica (Cajur), v. 6, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.cajur.com.br/index.php/cajur/article/view/227. Acesso em: 7 mar. 2023.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Bases e Fontes de Dados