Implicações da gestão do conhecimento na Ciência da Informação frente às tecnologias educacionais

uma análise bibliométrica na Brapci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.390

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação, Tecnologias

Resumo

 o objetivo do artigo se concentra em realizar uma análise bibliométrica da gestão do conhecimento na Ciência da Informação face às tecnologias digitais e as contribuições dessas áreas no âmbito do conhecimento na plataforma de dados BRAPCI. Dessa forma, realizou-se um levantamento de trabalhos publicados entre 2016 e 2022 acerca da temática em questão de maneira a tecer uma discussão de como a abordagem é trazida pela literatura. Pôde-se concluir que as três áreas se mostram relevantes para a elaboração de mecanismos que impliquem na adoção de métodos voltados para as práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de forma complementares.

Biografia do Autor

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). É professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC). Tem experiência em temas relacionados a: processos de ensino e aprendizagem; estudos de usuários; práticas informacionais; mediação; estudos sobre memória e patrimônio; política e regime de informação; e, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.

Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do referido curso. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UFC, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFC, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharela em Biblioteconomia pela UFC. Lider do grupo de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. Interesse de pesquisa: Biblioteca universitária. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Avaliação do Ensino-aprendizagem. 

Referências

BOCHNER, R. et al. Métricas contam a história e a trajetória da Revista Eletrônica de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Reciis. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Ciência Da Informação (ENANCIB), 5., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANCIB. p.5323-5335. Disponívelv em:https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/322 . Acesso em: 16 nov. 2023.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TAVARES, W.Q; CELERINO, V. G. A importância da bibliometria para a indexação automática. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 4, n. 2, p. 7-15, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/273. Acesso em: 27 mar. 2023.

TRIGUEIROS, U. Reciis 8 anos: Uma história de inovação e desafios. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 9, n. 2, 2015.

VALENTIM, M. L. P. Conceitos sobre gestão do conhecimento: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-34, 2020.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Bases e Fontes de Dados