Biblioteca inclusiva

reflexão conceitual a partir da análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.394

Palavras-chave:

Biblioteca inclusiva, Biblioteca assistiva, Inclusão social, Diversidade, Pcd-Pessoa com deficiência.

Resumo

Apresenta panorama da produção científica sobre “biblioteca inclusiva” visando identificar questões de pesquisa e a possibilidade de configuração de um domínio de área de conhecimento no interior da Ciência da Informação. O estudo é exploratório, de caráter quali-quantitativo, fundamentado em estudo bibliométrico e análise de conteúdo de artigos recuperados na WoS e BRAPCI. Resultados mostram interesse dos pesquisadores para além da concepção de inclusão voltada para PcD-pessoa com deficiência, abrangendo aspectos de inclusão social, diversidade de usuários, conceitos de acervo inclusivo e terminologia inclusiva, o que aponta para a configuração de área de conhecimento específica sobre o tema.

Biografia do Autor

Asa Fujino, Universidade de São Paulo (USP)

Asa Fujino.Professora da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Email: asfujino@usp.br>
http://lattes.cnpq.br/4693623482040856
https://orcid.org/0000-0003-0652-5222

Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) | Universidade de São Paulo (USP)

Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva.Professora na Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES, doutora em Ciência da Informação pela ECA_USP. 
Email:adaci.rs@gmail.com http://lattes.cnpq.br/8135217586262932
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5015-6084

César Antonio Pereira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Cesar Antonio Pereira, Pesquisador colaborador no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da UNICAMP . Doutor em Ciência da Informação pela USP Lattes iD
http://lattes.cnpq.br/7908530967405645
Orcid iD:  http://orcid.org/0000-0001-7620-7874

Marcelo dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

 Marcelo dos Santos <professor da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo; Doutor em Engenharia Elétrica pela Poli-USP>
Email:mar.santos@usp.br
ID Lattes: 5722744510274635
Orcid https://orcid.org/0000-0001-6926-0896

Referências

ALMEIDA, Josiana Florencio Vieira Régis de; DIAS, Guilherme Ataíde. Estado da arte sobre análise de domínio no campo da Ciência da Informação brasileira. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, SP, v. 13, n. 3, p. 26-45, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019. v13n3.04.p26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8610. Acesso em: 24 fev. 2024.

FUJINO, Asa; CRIVELENTE, Mariana. Inclusão de pessoas com deficiência na Ciência da Informação: análise da produção científica e intercâmbio de saberes. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 682–704, 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p682. Disponível em: https:// ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47233. Acesso em: 10 fev. 2024.

MAIS DIFERENÇAS. Fortalecimento de bibliotecas acessíveis e inclusivas: manual orientador. 1. ed. São Paulo: Mais Diferenças, 2016. 152 p. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/wp-content/the- mes/maisdiferencas/downloads/materiais/manual_orientador.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.

TELLO, Felipe Meneses. Bibliotecas y justicia social: el paradigma político-social de la Biblioteca Inclu- siva y la Biblioteca Incluyente. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, Juazeiro do Norte, CE, v. 16, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.46902/2020n3p54-77. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/634. Acesso em: 24 fev. 2024.

MOISEY, Susan D. The Inclusive Libraries Initiative: enhancing the access of persons with developmen- tal disabilities to information and communication technology. The Developmental Disabilities Bul- letin, [S. l.], v. 35, n. 1 & 2, p.56-71, 2007. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ812646.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

PATEL, Sofia. Veja como tornar bibliotecas mais inclusivas e acessíveis. In: VLIBRAS. Educação inclusi- va, [S. l.], 13 jul. 2023. Disponível em: https://www.vlibras.com.br/transforme-sua-biblioteca-em-um- -espaco-inclusivo. Acesso em: 24 fev. 2024.

SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pre- to. Edital atac no 016/2023. Abertura de inscrições ao concurso público de títulos e provas visando o provimento [...]. Diário Oficial do Estado de São Paulo: Seção 1: Poder Executivo, São Paulo, ano 133, n. 67, p. 254, 4 abr. 2023. Disponível em: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_concur- sos/04_04_2023__10_05_02__48.pdf. Acesso em: 24 de fev. 2024.

SILVA, Carlos de Oliveira da; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. Percepções sobre biblioteca in- clusiva. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, CE, v. 1, n. 1, p. 30-43, 21 jul. 2015. Disponível em: https:// periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/5. Acesso em: 24 fev. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Diversidade e Inclusão na Ciência