Métricas do marketing e os estudos métricos da informação
um estudo da aplicação do modelo AIDA para a avaliação da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.397Palavras-chave:
Métricas do Marketing, Modelo AIDA, Estudos Métricos da Informação, AltmetriaResumo
O artigo explora as métricas de visualização de artigos científicos e utiliza o Modelo AIDA como ferramenta para analisar a dispersão dos conteúdos publicados. Objetivo: explorar as possibilidades da utilização das métricas do Marketing para análise dos principais indicadores produzidos pelo uso de uma pesquisa. Metodologia: desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e de dados extraídos do Scielo Analytics. Resultados: observou-se que não existe um consumo linear dos artigos, o que pode estar sendo influenciado pelo modelo de divulgação. Conclusão: com o auxílio do Modelo AIDA observa-se como efetivo para uma visão holística da utilização de artigos científicos.
Referências
AIDA. In: Oxford Reference, 2018. Disponível em: https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/ oi/authority.20110803095432783. Acesso em: 02 fev 2024.
BAR-ILAN, Judit et al. Beyond citations: Scholars’ visibility on the social Web. 2012. DOI: https://doi. org/10.48550/arXiv.1205.5611. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1205.5611. Acesso em: 11 fev. 2024.
DEMACHKI, Érika; MARICATO, João de Melo. Coverage of Data Sources and Correlations Between Altmetrics and Citation Indicators: The Case of a Brazilian Portal of Open Access Journals. Serials Review, v. 48, n. 1–2, p. 151–166, 3 abr 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00987913.2022.2066967. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00987913.2022.2066967. Acesso em: 11 fev 2024.
GORRAIZ, Juan; GUMPENBERGER, Christian; SCHLÖGL, Christian. Usage versus citation behaviours in four subject areas. Scientometrics, v. 101, n. 2, p. 1077–1095, nov 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/ s11192-014-1271-1. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11192-014-1271-1. Acesso em: 15 fev 2024.
KLUYVER, T. et al. Jupyter Notebooks – a publishing format for reproducible computational workflows. Positioning and Power in Academic Publishing: Players, Agents and Agendas. IOS Press, 2016. p. 87–90. Disponível em: https://ebooks.iospress.nl/publication/42900. Acesso em: 28 jan 2024.
MARICATO, João de Melo; MARTINS, Dalton Lopes. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios Journal of Librarianship and Information Science, n. 68, p. 48–68, 12 jan 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2017.358. Disponível em: http://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/358. Acesso em: 28 jan 2024.
MOHAMMADI, Ehsan; THELWALL, Mike. Mendeley readership altmetrics for the social sciences and humanities: Research evaluation and knowledge flows. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 8, p. 1627–1638, ago 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23071. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23071. Acesso em: 28 jan 2024.
PRIEM, Jason. Altmetrics (Chapter from Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact). 2015. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.1507.01328. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1507.01328. Acesso em: 11 jan 2024.
SCHLÖGL, Christian et al. Comparison of downloads, citations and readership data for two information systems journals. Scientometrics, v. 101, n. 2, p. 1113–1128, nov 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/ s11192-014-1365-9. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11192-014-1365-9. Acesso em: 10 mar 2024.
SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SciELO). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil. São Paulo: SciELO, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.