A divulgação científica no Youtube
uma análise temporal sob as lentes da altmetria
DOI:
https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.406Palavras-chave:
Divulgação Científica, Artigos científicos, Youtube, AltmetriaResumo
Este estudo apresenta uma análise temporal da quantidade de artigos científicos que estão sendo mencionados no YouTube, identificados pelo DOI (Digital Object Identifier). O objetivo é identificar os artigos científicos mencionados na descrição dos vídeos durante o período de 2007 a 2022, investigando a distribuição temporal dos vídeos, bem como as temáticas a partir dos títulos dos artigos e os principais periódicos. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizado a Altmetric. Foram encontrados 378.324 vídeos com 2.124.77 artigos. A temática dos artigos mudou de genética e origem molecular (2007-2011) para saúde e bem-estar (2012-2022).
Referências
ARAUJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 96–109, 2015. DOI: https://doi. org/10.19132/1808-5245211.96-109. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918. Acesso em: 22 abr. 2024.
BARCELOS, J.; MARICATO, J. M. Altmetria: uma análise de seus termos, expressões, conceitos e definições. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.129518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/129518. Acesso em: 22 abr. 2024.
BATISTA, A. P.; FARIAS, G. B. de; NUNES, J. V. Popularização científica e desinformação: reflexões a partir das percepções públicas da ciência. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85326. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/85326. Acesso em: 22 abr. 2024.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp., p. 1–12, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/ 1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 22 fev. 2024.
DIAS, F. D.; AGUIAR FILHO, A. S. de. Criação e compartilhamento do conhecimento: o YouTube® como um Ba. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 21, 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ, 2021. v. 1, p. 1-15. Disponível em: https://enancib. ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/109. Acesso em 22 abr. 2024.
DIGITAL 2024 Global overview report: the essencial guide to the world’s connected behaviours. [S. l.]: We Are Social; Meltwater, [2024?]. In: KEMP, Simon. Digital 2024: Global overview report. Publicado em: 31 jan. 2024. DataReportal. [S. l.]: Kepios, c2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 6 maio 2024.
FANG, Z.; COSTAS, R. Studying the accumulation velocity of altmetric data tracked by Altmetric.com. Scientometrics, [S. l.], v. 123, n. 2, p. 1077-1101, 7 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s11192- 020-03405-9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-020-03405-9#citeas. Acesso em: 22 abr. 2024.
KARMAKAR, M.; BANSHAL, S. K.; SINGH, V. K. A large-scale comparison of coverage and mentions captured by the two altmetric aggregators: altmetric.com and plumx. Scientometrics, [S. l.], v. 126, n. 5, p. 4465-4489, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-03941-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-021-03941-y#citeas. Acesso em: 22 abr. 2024.
SANTOS, F. F. dos; SILVA, M. C. da; ARAUJO, R. F.; MOURA, A. M. M. de. Sistema de recompensa científico e a altmetria. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 596-621, jul./set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index. php/informacao/article/view/47196. Acesso em: 22 abr. 2024.
SEVERYN, A.; MOSCHITTI, A.; URYUPINA, O.; PLANK, B.; FILIPPOVA, K.. Multi-lingual opinion mining on YouTube. Information Processing & Management, [S. l.], v. 52, n. 1, p. 46-60, 2016. DOI: https://doi. org/10.1016/j.ipm.2015.03.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S0306457315000400. Acesso em: 22 abr. 2024.
SHAIKH, A. R.; ALHOORI, H.; SUN, M. YouTube and science: models for research impact. Scientometrics, [S. l.], v. 128, n. 2, p. 933-955, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-022-04574-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-022-04574-5. Acesso em: 22 abr. 2024.
WELBOURNE, D. J.; GRANT, W. J. Science communication on YouTube: factors that affect channel and video popularity. Public Understanding of Science, [S. l.], v. 25, n. 6, p. 706-718, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662515572068. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/0963662515572068. Acesso em: 22 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.