A divulgação científica no Youtube

uma análise temporal sob as lentes da altmetria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.406

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Artigos científicos, Youtube, Altmetria

Resumo

Este estudo apresenta uma análise temporal da quantidade de artigos científicos que estão sendo mencionados no YouTube, identificados pelo DOI (Digital Object Identifier). O objetivo é identificar os artigos científicos mencionados na descrição dos vídeos durante o período de 2007 a 2022, investigando a distribuição temporal dos vídeos, bem como as temáticas a partir dos títulos dos artigos e os principais periódicos. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizado a Altmetric. Foram encontrados 378.324 vídeos com 2.124.77 artigos. A temática dos artigos mudou de genética e origem molecular (2007-2011) para saúde e bem-estar (2012-2022).

Biografia do Autor

Jônatas Edison da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 Doutorando (2022 - presente) e Mestre (2020 - 2022) em Ciência Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016 - 2019). Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com experiências em instituições públicas e privadas, na organização de documentos, processos administrativos, elaboração de instrumentos de gestão documental. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação; Desinformação; Fake News; Pós-verdade; Redes Sociais; e Ciência da Informação. E Editor da Revista científica Encontros Bibli. 

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2016) tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacoinal do CEFET-MG e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também tem atuação como Colaborador em Projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Recuperação e Organização da Informação, Ciência de Dados, Data Mining, Text Mining e Web Mining. Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB)

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em "Biblioteconomía y Documentación" e licenciado em "Documentación" pela Universidade de Extremadura (2005, 2007), é mestre em "Documentación Digital" pela Universitat Pompeu Fabra (2008), e mestre e doutor em "Información Científica" pela Universidad de Granada (2008, 2012) Atualmente é professor assistente no departamento de Ciência da Informação (CIN) e no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com experiência na área de Ciência da Informação atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, copyright, desinformação, sociedade da informação e usos da informação.Editor da Revista Encontros Bibli.Também tem um belo blog (www.enriquemuriel.com) e um canal no youtube (https://www.youtube.com/enriquemuriel).

Referências

ARAUJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 96–109, 2015. DOI: https://doi. org/10.19132/1808-5245211.96-109. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918. Acesso em: 22 abr. 2024.

BARCELOS, J.; MARICATO, J. M. Altmetria: uma análise de seus termos, expressões, conceitos e definições. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.129518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/129518. Acesso em: 22 abr. 2024.

BATISTA, A. P.; FARIAS, G. B. de; NUNES, J. V. Popularização científica e desinformação: reflexões a partir das percepções públicas da ciência. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85326. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/85326. Acesso em: 22 abr. 2024.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp., p. 1–12, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/ 1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 22 fev. 2024.

DIAS, F. D.; AGUIAR FILHO, A. S. de. Criação e compartilhamento do conhecimento: o YouTube® como um Ba. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 21, 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ, 2021. v. 1, p. 1-15. Disponível em: https://enancib. ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/109. Acesso em 22 abr. 2024.

DIGITAL 2024 Global overview report: the essencial guide to the world’s connected behaviours. [S. l.]: We Are Social; Meltwater, [2024?]. In: KEMP, Simon. Digital 2024: Global overview report. Publicado em: 31 jan. 2024. DataReportal. [S. l.]: Kepios, c2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 6 maio 2024.

FANG, Z.; COSTAS, R. Studying the accumulation velocity of altmetric data tracked by Altmetric.com. Scientometrics, [S. l.], v. 123, n. 2, p. 1077-1101, 7 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s11192- 020-03405-9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-020-03405-9#citeas. Acesso em: 22 abr. 2024.

KARMAKAR, M.; BANSHAL, S. K.; SINGH, V. K. A large-scale comparison of coverage and mentions captured by the two altmetric aggregators: altmetric.com and plumx. Scientometrics, [S. l.], v. 126, n. 5, p. 4465-4489, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-03941-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-021-03941-y#citeas. Acesso em: 22 abr. 2024.

SANTOS, F. F. dos; SILVA, M. C. da; ARAUJO, R. F.; MOURA, A. M. M. de. Sistema de recompensa científico e a altmetria. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 596-621, jul./set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index. php/informacao/article/view/47196. Acesso em: 22 abr. 2024.

SEVERYN, A.; MOSCHITTI, A.; URYUPINA, O.; PLANK, B.; FILIPPOVA, K.. Multi-lingual opinion mining on YouTube. Information Processing & Management, [S. l.], v. 52, n. 1, p. 46-60, 2016. DOI: https://doi. org/10.1016/j.ipm.2015.03.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S0306457315000400. Acesso em: 22 abr. 2024.

SHAIKH, A. R.; ALHOORI, H.; SUN, M. YouTube and science: models for research impact. Scientometrics, [S. l.], v. 128, n. 2, p. 933-955, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-022-04574-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-022-04574-5. Acesso em: 22 abr. 2024.

WELBOURNE, D. J.; GRANT, W. J. Science communication on YouTube: factors that affect channel and video popularity. Public Understanding of Science, [S. l.], v. 25, n. 6, p. 706-718, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662515572068. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/0963662515572068. Acesso em: 22 abr. 2024.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Altmetria e Webometria