Explorando o cenário da Divulgação Científica no YouTube

uma abordagem utilizando o Social4Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/ix.ebbc.413

Palavras-chave:

Altmetria, Webometria, Comunicação científica, Divulgação Científica

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a Plataforma Social4Science que utiliza dados do YouTube com vistas à compreensão da interação entre a academia e a sociedade por meio da análise de vídeos que mencionam pesquisas científicas. A exploração inicial, com um conjunto contendo 65.534 pesquisas mencionadas em 68.756 vídeos, evidencia um crescimento nas menções desde 2006, com predomínio de divulgação de artigos (94,9%), das áreas de Ciências Médicas (69%). Os resultados obtidos com a Social4Science orientam ajustes nas estratégias de comunicação, consolidando a ponte entre a produção científica e suas formas de divulgação.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Communities of attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics. Scientometrics, [S. l.], v. 124, p. 1793, 2020. DOI: https://doi. org/10.1007/s11192-020-03566-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192- 020-03566-7. Acesso em: 26 abr. 2024.

DIAS, Thiago Magela Rodrigues et al. Um Framework para Coleta e Análise de Dados Sociais de Publicações Científicas. In: WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA - WIDAT, 6., 2023, Brasília. Anais [...]. Brasília: Ibict, 2023. DOI: https://doi.org/10.22477/vi.widat.68. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2023/article/view/68. Acesso em: 4 mar. 2024.

FONSECA, André Azevedo; BUENO, Leonardo Mendes. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos De Comunicação, Santa Maria, v. 25, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X63121. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/63121. Acesso em: 26 abr. 2024.

NETO, José Ricardo Silva. Alcance da divulgação científica por meio do YouTube: estudo de caso no canal Meteoro Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/download/16885/13644.

REALE, Manuella Vieira; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf.

Downloads

Publicado

23-07-2024

Edição

Seção

Comunicação Oral - Altmetria e Webometria