Relação entre a cardinalidade da autoria e quartis de impacto de periódicos

um estudo na matemática no Brasil (2015-2020)

Autores

  • Camila Lopes
  • Rafael Gutierres Castanha
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio

DOI:

https://doi.org/10.22477.65

Palavras-chave:

Colaboração científica, Cardinalidade da autoria, Quartil de impacto de periódicos

Resumo

Avalia-se a associação entre a cardinalidade da autoria em artigos de periódicos brasileiros da matemática e o quartil de impacto de classificação do periódico. recuperaram-se 2202 artigos publicados entre 2015 e 2020 em sete periódicos brasileiros indexados na base scopus, classificados em três quartis. aplicaram-se os testes kruskall-wallis e qui-quadrado para avaliar a associação entre os quartis de classificação e a cardinalidade das autorias. os resultados revelaram a associação significativa entre a cardinalidade da autoria dos artigos e o quartil do periódico em que foram publicados.

Referências

C. LOPES,; R. G. CASTANHA,; M. C. C. GRACIO,. Relação entre a cardinalidade da autoria e quartis de impacto de periódicos: um estudo na matemática no brasil (2015-2020). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 08., 2022. Anais [...] VIII Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2022.

Downloads

Publicado

03-03-2025

Como Citar

CAMILA LOPES; RAFAEL GUTIERRES CASTANHA; MARIA CLÁUDIA CABRINI GRÁCIO. Relação entre a cardinalidade da autoria e quartis de impacto de periódicos: um estudo na matemática no Brasil (2015-2020) . Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, [S. l.], v. 8, p. 531–536, 2025. DOI: 10.22477.65. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/490. Acesso em: 12 out. 2026.