Gerenciadores de referências na ciência da informação

análise bibliométrica a partir da Brapci

Autores

  • Mariana Bastos de Quadros
  • Michely Jabala Mamede Vogel

DOI:

https://doi.org/10.22477.58

Palavras-chave:

Gerenciadores de referências; Produção científica brasileira; Indicadores bibliométricos

Resumo

Apresenta os gerenciadores de informação, destacando seu apoio à normalização de trabalhos científicos. objetiva mapear a produção científica referente ao tema gerenciadores de referências, a partir da brapci. resultados: 49 artigos, de 2011 a 2021, escritos por 95 autores filiados a 33 instituições, em 18 periódicos e dois eventos, reunindo 145 palavras-chave. dos artigos, são nove os que abordam o tema de fato. evidencia-se a relação do tema com a altmetria. conclui-se que é preciso incentivar o uso e o estudo de gerenciadores entre os pesquisadores brasileiros da ciência da informação.

Referências

QUADROS, M. B.; VOGEL, M. J. M. Gerenciadores de referências na Ciência da Informação: análise bibliométrica a partir da Brapci. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 08., 2022. Anais [...] VIII Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2022.

Downloads

Publicado

03-03-2025

Como Citar

MARIANA BASTOS DE QUADROS; MICHELY JABALA MAMEDE VOGEL. Gerenciadores de referências na ciência da informação: análise bibliométrica a partir da Brapci. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, [S. l.], v. 8, p. 590–596, 2025. DOI: 10.22477.58. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/511. Acesso em: 12 set. 2026.