Impacto de uma única área de conhecimento sobre os indicadores de um país

a astronomia no Chile

Autores

  • Peter Alexander Schulz
  • Fábio Salomão Vinco e Silva

DOI:

https://doi.org/10.22477.04884

Palavras-chave:

Indicador bibliométrico; Rede de coautoria

Resumo

Nesse trabalho discutimos o impacto de uma única área do conhecimento sobre os indicadores bibliométricos no nível macro de um país. O exemplo escolhido é a área de Astronomia e Astrofísica no Chile. Identificamos, além disso, a importância de uma única instituição de pesquisa, o ESO – European Southern Observatory, nesse cenário. Para entender as características de como a pesquisa se realiza nesse tipo de instituição de pesquisa aberta e de grande porte, analisamos a rede de coautoria envolvendo os pesquisadores da equipe interna do ESO em colaboração com pesquisadores de outras instituições.

Referências

SCHULZ, P. A.; SILVA, F. S. V. Impacto de uma única área de conhecimento sobre os indicadores de um país: a astronomia no Chile. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018. Anais [...] VI Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018.

Downloads

Publicado

03-04-2025

Como Citar

PETER ALEXANDER SCHULZ; FÁBIO SALOMÃO VINCO E SILVA. Impacto de uma única área de conhecimento sobre os indicadores de um país : a astronomia no Chile. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, [S. l.], v. 6, p. 181–189, 2025. DOI: 10.22477.04884. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/659. Acesso em: 26 set. 2026.