A indexação automática no Brasil no âmbito da Ciência da Informação (1973-2012): indicadores bibliométricos de autoria

Autores

  • Remi Correia Lapa
  • Renato Fernandes Corrêa

Resumo

 O objetivo geral deste trabalho é traçar um panorama da produção científica brasileira sobre a indexação automática no período de 1973 e 2012 por meio da bibliometria, a fim de levantar os autores e instituições acadêmicas que mais produziram sobre o tema, bem como analisar a distribuição temporal das publicações. A justificativa para a realização de tal pesquisa está na necessidade de conhecer e socializar como está estruturada a produção científica nacional sobre a indexação automática, a fim de contribuir para o avanço das pesquisas nesta temática. Além da introdução este trabalho está dividido em outras quatro seções: na segunda seção aborda-se a fundamentação teórica e um breve panorama da indexação automática no Brasil; na terceira seção estrutura-se os procedimentos metodológicos; na quarta encontram-se os resultados e discussões; enquanto na quinta apresentam-se as considerações finais.

Referências

LAPA, R. C.; CORREA, R. F. A indexação automática no Brasil no âmbito da Ciência da Informação (1973-2012): indicadores bibliométricos de autoria. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 2014. Anais [...] IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2014.

Downloads

Publicado

15-04-2025

Como Citar

REMI CORREIA LAPA; RENATO FERNANDES CORRÊA. A indexação automática no Brasil no âmbito da Ciência da Informação (1973-2012): indicadores bibliométricos de autoria . Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, [S. l.], v. 4, 2025. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/813. Acesso em: 12 out. 2026.