Mapeamento da pós-graduação e estudo cientométrico da área da Educação

Autores

  • Maria Helena Machado de Moraes
  • Danilo Giroldo

Resumo

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental a análise detalhada das potencialidades de cada região. A preocupação com a distribuição geográfica da pós-graduação no Brasil tem sido tema constante de debate. Estudos cientométricos têm contribuído para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, além de colaborar para pesquisas com indicadores sobre diferentes assuntos. Foram levantados indicadores como número e conceitos de de PPGs em Educação, doutores, produção científica, população, IDEB e IDH. As fontes pesquisadas foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Ministério da Educação - MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimeto Científico e Tecnológico -CNPq e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. A análise da distribuição espacial dos PPGs em Educação pelo Brasil reforça os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível em uma área estratégica para o desenvolvimento da nação.

Referências

MORAES, M. H. M.; GIROLDO, D. Mapeamento da pós-graduação e estudo cientométrico da área da educação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 2012. Anais [...] III Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2012.

Downloads

Publicado

21-04-2025

Como Citar

MARIA HELENA MACHADO DE MORAES; DANILO GIROLDO. Mapeamento da pós-graduação e estudo cientométrico da área da Educação. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, [S. l.], v. 3, 2025. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/923. Acesso em: 12 out. 2026.